Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Os 10 estados do Brasil mais difíceis de conseguir emprego

Em cada estado brasileiro encontramos uma situação diferente, com relação as oportunidades de emprego e também, de desemprego

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil tem 7,78 milhões de pessoas desempregadas, o número representa um total de 7,1% do total da força de trabalho no nosso país.

Existem diversos motivos diferentes para o número de desempregados, como: a região, os investimentos de empresas, políticas públicas e mais uma série de outras questões importantes.

Mas, um fato interessante sobre o desemprego, é que existem estados que acabam sendo mais difíceis do que outros para conseguir emprego, justamente aqueles em que existe a maior taxa de desempregados.

Como nosso país é um país continental, a situação econômica pode variar muito de região para região, com áreas com menos investimentos e desenvolvimentos e áreas com mais investimentos e mais desenvolvidas.

Logo, podemos dizer que, em cada estado do país, existe uma realidade para os trabalhadores, onde, em alguns, será mais fácil conseguir emprego, havendo menores índices de desemprego, e locais mais difíceis para conseguir emprego com índices mais altos de desemprego.

Leia também | Brasil: Conheça os 6 estados que quase foram criados no país

Estados mais difíceis de conseguir emprego

Segundo dados do IBGE, atualmente, de todo o contingente de desempregados que falamos anteriormente, 1,9 milhão de pessoas estão procurando emprego neste momento, dos quais, cada um terá uma realidade diferente.

Contudo, com base nos próprios dados do IBGE, podemos dizer que, em alguns estados, muitos trabalhadores terão mais dificuldades de conseguir uma oportunidade de trabalho, devido aos índices mais altos de desemprego.

A seguir, vamos conferir os 10 estados onde é mais difícil para se conseguir emprego atualmente, devido, principalmente, às maiores taxas de desemprego, vejamos:

EstadoTaxa de desemprego
Bahia14%
Pernambuco12,4%
Amapá10,9%
Rio de Janeiro10,3%
Sergipe10%
Piauí10%
Alagoas10%
Paraíba9,9%
Amazonas9,8%
Rio Grande do Norte9,6%

Quanto tempo o brasileiro leva para conseguir emprego?

Uma pergunta que muitas pessoas fazem é se perguntar qual é o tempo médio que o brasileiro leva para conseguir emprego, contudo, essa situação depende de muitos fatores.

Segundo uma matéria do G1, os trabalhadores com ensino médio são os que levam mais tempo para conseguir voltar para o mercado de trabalho, levando em média 16,8 meses para conseguir se reposicionar no trabalho.

Já os trabalhadores que possuem apenas ensino fundamental, levam menos tempo para conseguir emprego, com um tempo médio de 13,1 meses.

Vale destacar que essa disparidade pode acontecer porque, enquanto trabalhadores com ensino médio acabam exercendo funções mais operárias, pessoas com ensino superior acabam exercendo funções de supervisão, por isso a disparidade no tempo.

Todavia, outra pesquisa publicada no Jornal da Globo, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), identificou que o tempo médio para os brasileiros conseguirem um emprego formal é de um ano e meio.

Comentários estão fechados.