Chamadas

Os 10 piores países do mundo para trabalhadores e sindicalistas

No ano passado, a Confederação Sindical Internacional (CSI), divulgou o seu Índice de Direitos Globais, que classificou 149 países em uma escala de 1 a 5, sendo 1 para os melhores países do mundo com relação ao cumprimento dos direitos dos trabalhadores e 5 para os piores países, onde não há nenhuma garantia de direitos trabalhistas.

O índice em questão se destaca por ser a única base de dados de seu tipo que abrange não apenas os direitos trabalhistas, mas também inclui registros de abusos de direitos. Além disso, o índice apresenta as principais medidas adotadas contra violações do direito do trabalho. Essa abrangência tem chamado a atenção global, especialmente num momento em que as violações aos direitos dos trabalhadores atingem níveis recordes.

Para o secretário-geral interino da CSI, Luc Triangle, o Índice de Direitos Globais fornece diversas evidências chocantes de que os fundamentos da democracia estão sob ataque, afirmando haver uma ligação clara entre a falta de defesa dos direitos dos trabalhadores e a força de qualquer democracia.

O estudo apelou ao governo dos dez piores países do mundo para trabalhadores, pedindo para que os mesmos respeitem os direitos dos trabalhadores, garantindo assim o direito de organização, a negociação coletiva, bem como a liberdade de associação.

Leia também | 10 países que serão as maiores economias do mundo em 2030

Piores países para trabalhadores e sindicalistas

Com base nos dados da Confederação Sindical Internacional, sobre a situação global dos trabalhadores, os piores países do mundo para trabalhadores e sindicalistas são:

  1. Bangladesh
  2. Bielorrússia
  3. Equador
  4. Egito
  5. Essuatíni
  6. Guatemala
  7. Mianmar
  8. Tunísia
  9. Filipinas
  10. Turquia

No ano passado, o Oriente Médio e o Norte da África receberam a pior pontuação das regiões no Índice de Direitos Globais, com uma média de 4,53 pontos. Vale lembrar que em outros países, embora com uma nota melhor do que os que citamos, houveram até mesmo mortes de trabalhadores e sindicalistas.

No caso, o Brasil acabou sendo citado isso porque, além de figurar entre os piores países para trabalhadores, também foi registrado que trabalhadores e sindicalistas foram assassinados em 2023. Além disso, parte dos países viram suas classificações piorar, como El Salvador, Haiti, Macedônia do Norte e até mesmo o Reino Unido.

Lembrando que, para chegar aos dados do levantamento, a Confederação Sindical Internacional envia questionários aos sindicatos nacionais em todo o mundo, com o objetivo de denunciar violações dos direitos dos trabalhadores.

A partir do recebimento dos dados, cada país é analisado em relação a 97 indicadores baseados nas convenções e na jurisprudência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para criar um índice que reflete as violações dos direitos dos trabalhadores na lei e, na prática,.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

1 hora atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

13 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

15 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

18 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

18 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

18 horas atrás