Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Os 5 alimentos que aumentam a longevidade, segundo a ciência

Alguns alimentos podem aumentar a longevidade dos humanos, reduzindo risco de morte por qualquer tipo de doença

Viver uma vida longa e saudável é o sonho da maioria das pessoas. Não ter saúde, e ainda viver pouco, é realmente uma preocupação muito grande da maioria dos seres humanos. Mas, afinal de contas, como viver mais sendo mais saudável?

Para os cientistas não existe muito segredo, para se viver mais é preciso praticar atividades físicas e fazer uma dieta bem controlada. Contudo, além disso, existem alguns alimentos que as pessoas deveriam consumir, que segundo a ciência, aumenta a longevidade humana.

Os alimentos que aumentam a longevidade, são aqueles alimentos que estão associados a uma vida mais longa, ou mesmo na redução da mortalidade, e o risco de doenças crônicas que levam a morte precoce.

Se você quer saber quais alimentos deveria consumir com mais frequência e, consequentemente, aumentar sua longevidade, vamos te apresentar excelentes opções, com base em estudos científicos.

Folhas verde escuras

Comer folhas verdes escuras está ligado a uma série de resultados positivos para a saúde, inclusive, na redução de morte precoce. Uma meta-análise de 13 estudos descobriu que o consumo regular de folhas verdes estava associado a um risco 15% menor de desenvolver doenças cardíacas.

Um outro estudo que acompanhou 2800 pessoas por 15 anos, encontrou um risco 35% menor de degeneração macular relacionada a saúde, naqueles que consumiam regularmente nitratos de vegetais como folhas verdes.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é um alimento básico da Dieta Mediterrânea, e é um item repleto de compostos promotores da saúde. Além de possuí gorduras monoinsaturadas, o azeite de oliva também possuí polifenóis conhecidos por sua capacidade anti-inflamatória.

Um estudo com cerca de 7 mil pessoas mostrou que cada aumento de 10 gramas no consumo de azeita de oliva extravirgem por dia, estava associado a um risco reduzido de 7% de morte precoce.

Já um outro estudo entre pessoas com mais de 50 anos, descobriu que o consumo de azeite de oliva melhorou o índice de envelhecimento bem-sucedido, que mediu uma enorme variedade de resultados de saúde física, assim como risco de doenças cardiovasculares.

Chá verde

O chá verde é conhecido pelo seu potencial de reduzir o risco de câncer, mas seus benefícios vão além. Um estudo que analisou o consumo de chá verde e o risco de morte em pessoas que sofreram derrame ou ataque cardíaco, descobriu que os maiores bebedores de chá, tinha 62% menos risco de morte, quando comparado aos que não bebiam chá verde.

Peixes gordurosos

Peixes gordurosos, como o salmão, fornecem gorduras ômega-3 vitais, proteína magra, vitaminas B, selênio e ferro, que oferecem diversos benefícios para a saúde, como menor risco de doença cardíaca e, 80% menos risco de morte cardíaca súbita.

Uma análise de diversos estudos mostrou que comer pouco mais de 60 gramas de peixe por dia, está associado a um risco 12% menor de morrer por todas as causas.

Outro grande estudo, descobriu um risco de 38% menor por Alzheimer, 20% menor de morrer de câncer, e 15% menor de morrer por doença cardíaca entre pessoas que se alimentam regularmente de peixes gordurosos.

Bagas

As bagas são frutas carnudas que possuem polpa, onde, na polpa se encontra sementes, ou seja, qualquer fruta carnuda comestível contendo sementes é chamada de baga. Alguns exemplos são: uva, melancia, pepino, goiaba, morango, mirtilo, entre outros.

Contudo, com relação às bagas, elas são muito estudadas pelos seus benefícios para a saúde, que vão desde a redução do risco de doenças cardiovasculares, proteção contra câncer e níveis mais baixos de inflamação.

Segundo o Nurses Health Study, que acompanhou 16 mil pessoas com mais de 70 anos, descobriu que maiores ingestões de mirtilos e morangos, estavam ligados a um declínio cognitivo mais lento.

Não importa o tipo de baga que você prefere, seja morango, framboesa, mirtilo, etc., todas elas oferecem uma abundância de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que protegem a saúde.

Comentários estão fechados.