Os 5 hábitos que podem fazer você perder o emprego
Conheça alguns hábitos que não são tolerados em um ambiente profissional e que podem fazer você perder o emprego, segundo a CLT.
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), alguns hábitos podem fazer você perder o seu emprego, na maioria das vezes sem receber todos os seus direitos trabalhistas.
Portanto, é preciso estar atento a diversas coisas como: seu comportamento no trabalho, a sua produtividade, a maneira como você trata seus amigos. Muitos hábitos nocivos que podem até ser relevados na sociedade, não são tolerados em um ambiente profissional.
No artigo de hoje mostraremos alguns dos hábitos que podem fazer você perder seu emprego por justa causa (praticamente sem direitos trabalhistas), explicando o artigo 482 da CLT.
Embriaguez habitual ou em serviço
Se você for trabalhar constantemente embriagado, ou for flagrado consumindo bebidas alcoólicas no seu ambiente de trabalho, isso pode fazer com que você seja demitido por justa causa. A embriaguez habitual pode ser caracterizada pelo consumo diário ou semanal antes, ou durante o expediente.
Leia também | Quais faltas ao trabalho são justificadas pela CLT?
Falta de profissionalismo
Na CLT está escrito que “desídia no desempenho das respectivas funções” pode levar a demissão por justa causa. Desídia pode ser caracterizada na displicência, no desinteresse do colaborador em relação às obrigações, como: faltas e atrasos rotineiros ou um funcionário improdutivo e desleixado.
Violação de segredo da empresa
Se um funcionário espalhar informações confidenciais da empresa, isso pode levar a demissão por justa causa, segundo o artigo 482 da CLT. Segundo mais específico quem: “Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem”, artigo 154 do Código Penal (CP), sobre Violação do segredo profissional.
Abandono do emprego
Saiba que faltar o seu emprego por diversos dias, sem justificativa, pode levar a sua demissão, Entretanto, calma! Não são duas faltas seguidas que vão fazer você ser demitido (pelo menos não por justa causa). Para alguém ser demitido por justa causa é preciso faltar pelo menos 30 dias consecutivos.
Leia também | Primeiro emprego: 8 dicas para você conseguir
Ato de indisciplina ou de insubordinação
Sim, ser um funcionário indisciplinado, que não respeita as regras da empresa pode fazer com que você seja demitido por indisciplina e não mostrar respeito com seu superior e descumprir ordens pessoais, pode fazer com que você seja demitido por insubordinação.
Comentários estão fechados.