Os 9 animais mais mortais do mundo para os humanos
Dentre todos os animais existentes, nove deles são responsáveis por causar o maior número de vitimas em humanos
Quando você pensa em animais que são os mais perigosos para os humanos, o que é que vem a sua mente? Muito provavelmente, animais grandes, carnívoros que são verdadeiros predadores, certo?
Pois é, apesar de ser um achismo comum da maioria das pessoas, nem sempre é assim. Para se ter ideia, os tubarões, que muito provavelmente é cogitado como um dos mais perigosos do mundo para humanos, nem ao menos aparece na lista.
A verdade é que, uma boa parte dos animais mais mortais do mundo para os humanos, costumam ser menores, e causam danos e até mesmo a morte, não por força, mas sim por doenças e toxinas.
Leia também | Os animais podem pensar? Saiba o que a ciência diz!
Animais mais perigosos para humanos
Para descobrir os animais mais perigosos do mundo para os humanos, vamos utilizar um levantamento da Discover Wildlife que classificou os animais mais mortais para humanos, e quantas mortes cada um desses animais faz por ano.
9. Hipopótamo
500 mortes por ano
Um dos animais mais perigosos para os humanos é o hipopótamo. Quando pensamos em animais da África, podemos pensar que leões são os que mais atacam humanos, mas nem de longe isso é verdade.
Haja visto que os leões atacam em média 22 pessoas por ano, já os hipopótamos fazem cerca de 500 vitimas por ano. Isso ocorre porque eles são muito territorialistas e agressivos, além de terem o hábito de atacar barcos e virá-los.
8. Elefante
500 mortes por ano
Muitas vezes pensamos que os elefantes são animais gentis e dóceis, contudo, também são extremamente mortais, principalmente devido ao seu porte e peso.
Acontece que, o número de mortes em decorrência dos elefantes é alto, devido à perda de habitat, assim como à invasão de terras agrícolas em áreas de residência dos elefantes.
7. Crocodilo de água salgada
1.000 mortes por ano
Os crocodilos de água salgada são extremamente mortais, e fazem cerca de mil vitimas por ano. Contudo, é importante esclarecer que este tipo de animal não sai para caçar humanos, dessa forma, as mortes acabam sendo oportunistas.
6. Lombriga
2.500 mortes por ano
As lombrigas são parasitas que realmente matam. Mas diferente dos outros animais, aqui o problema é que elas vivem em um hospedeiro e lentamente vai lhe causando dano.
Normalmente, as lombrigas se alojam no intestino delgado e utilizam o corpo humano para se manterem vivos, se alimentarem e, consequentemente se reproduzindo. A doença resultante é chamada de Ascaridíase, e apresenta febre, dor, falta de ar e inchaço abdominal.
5. Escorpião
2.600 mortes por ano
Os escorpiões são um dos animais mais mortais do mundo. Assim como a maioria das espécies, os escorpiões não produzem veneno para matar humanos, mas sim, para matar suas presas.
Contudo, acontecem muitos casos em que escorpiões são acidentalmente pisados, se escondem em sapatos e acabam atacando os humanos apenas como mecanismo de defesa.
4. Percevejo assassino (barbeiro)
10 mil mortes por ano
Um inseto super perigoso, que espalha doenças e morte através da sua picada, é o percevejo assassino. Algumas espécies da América Central e do Sul, como o Brasil, são responsáveis por espalhar a doença de Chagas que mata cerca de 10 mil pessoas por ano.
Um fato curioso, o percevejo acaba tendo o apelido de barbeiro, porque tende a morder o rosto da pessoa enquanto elas dormem.
3. Cobra
138 mil mortes por ano
De longe, um dos animais mais mortais do mundo é a cobra, em especial a escama da serra detém o recorde de cobra mais mortal. No geral, as cobras causam até 138 mil mortes por ano.
A cobra escama de serra possuí uma natureza agressiva, que se alia a um veneno extremamente potente, capaz de fazer muitas vítimas com seu veneno fatal.
2. Caracóis de água doce
200 mil mortes por ano
Surpreendentemente, cerca de 200 mil mortes por ano, são atribuídas a caracóis de água doce. O fato ocorre porque eles são hospedeiros de parasitas mortais. Existem cerca de 24 mil espécies de vermes, e a maioria deles são parasitas vertebrados e moluscos.
Uma doença extremamente comum, e que é capaz de matar muitas pessoas e está atribuída aos parasitas dos caracóis de água doce é a esquistossomose.
1. Mosquito
725 mil a 1 milhão de mortes por ano
Um exemplo claro de que animais pequenos são extremamente perigosos, são os mosquitos, que são responsáveis por 725 mil a 1 milhão de mortes por ano. Vale lembrar que, ao invés de matar diretamente, os mosquitos são “vetores de doenças”.
Isso significa, que no curso de sua alimentação de sangue humano e animal, eles incidentalmente transmitem patógenos infecciosos como dengue, chikungunya, Zika e febre amarela urbana.
Comentários estão fechados.