Chamadas

Os desafios após o diagnóstico de Esclerose Múltipla

A atriz Guta Stresser, que ficou famosa ao interpretar a divertida Bebel do sucesso “A Grande Família”, jamais poderia imaginar na sua vida que teria que lidar com uma doença que iria afastá-la da profissão. Ela foi diagnosticada com esclerose múltipla (EM).

Segundo a atriz, os sintomas começaram em 2020, enquanto participava do quadro “Dança dos Famosos”, do “Domingão do Faustão”. 

“Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas e variações de humor. O pior era um zumbido constante no ouvido. Parecia que havia ali um fio desencapado, provocando um curto-circuito na minha cabeça”, disse ela em entrevista ao portal Metrópoles.

Esclerose Múltipla é uma condição potencialmente incapacitante do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central), ou seja, dificulta a comunicação ideal entre o cérebro e o corpo. Os sintomas que indicam a doença podem variar de caso para caso, a depender de quais e quantos nervos foram afetados.

O que causa a esclerose múltipla?

A doença pode ocorrer com maior frequência em indivíduos que tenham predisposição genética e que sejam submetidos a determinados fatores ambientais, como:

  • deficiência de vitamina D
  • infecções virais na infância (como o vírus Epistein Baar)
  • região de nascimento
  • obesidade na infância.

O desequilíbrio no sistema imunológico do paciente com esclerose múltipla leva à destruição da camada protetora dos nervos (bainha de mielina) e morte de células nervosas. 

Em uma entrevista concedida à revista Veja, Guta afirmou que depois do susto inicial, foi aos poucos aprendendo a conviver com a doença.

“Tive muito medo. Pela minha cabeça se desenrolava um filme em que eu ficava completamente incapacitada. Passei a ter um pesadelo recorrente: imóvel, sem conseguir falar, tentava avisar meu companheiro que, apesar do corpo comprometido, meu raciocínio estava lá, preservado. Desesperador. Mas, com a ajuda do neurologista, entendi que diagnóstico não é sentença de morte e que, apesar da doença não ter cura, ela tem, sim, tratamento”.

A doença fez a atriz abandonar a carreira, se dedicar mais ao tratamento para controle das inflamações e para evitar a remissão dos surtos, como são conhecidos os episódios de manifestação dos sintomas.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da esclerose múltipla são:

  • baixa visão
  • fraqueza nos membros
  • dormência ou formigamento no corpo
  • visão dupla
  • dificuldade para falar ou engolir
  • Fadiga
  • incontinência urinária
  • Desequilíbrio
  • problema de coordenação dos membros
  • tontura
  • perda de memória.

A gravidade e a duração dessas ocorrências variam de acordo com cada pessoa.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por um médico especialista que vai verificar a história clínica do paciente  e também solicitar exames de Ressonância Magnética e coleta de líquor.

Infelizmente a esclerose múltipla não tem cura. No entanto, é possível ter qualidade de vida com os tratamentos existentes para controlar a progressão da doença e os sintomas.

Tratamento

Para o tratamento da esclerose múltipla existem mais de dez medicamentos, que são prescritos pelo médico de acordo com cada caso e necessidade. Além das medicações, é muito importante manter hábitos saudáveis, incluindo:

  • exercícios físicos regulares
  • dieta balanceada
  • evitar sal em excesso
  • interrupção do tabagismo
  • controle do peso
  • cuidados com a saúde mental.

Leia também | 10 problemas comuns de coluna e seus principais sintomas

A atriz fala do tratamento

“O primeiro passo foi tomar um remédio caríssimo, que só consigo obter graças ao SUS. O medicamento me mantém equilibrada, sem crises. Também passei a cuidar mais de mim. Hoje pratico ioga, mudei a alimentação para melhor e faço todo tipo de exercício para o cérebro, de leitura de livros a palavras cruzadas. 

Mais recentemente, incluí no tratamento óleo de CBD, um derivado de maconha que é felizmente legalizado e tem se revelado promissor. Depois do diagnóstico, refiz a ressonância magnética e os resultados foram muito bons, indicando um quadro estável”, disse Guta Strasser à revista Veja.

Assim como ela, a maioria das pessoas só conseguem tratar dessa doença por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Isso porque o tratamento não é barato e os medicamentos têm preços altíssimos!

O tratamento da enfermidade e o uso do biofármaco são garantidos pelo SUS através da PDP desde 2015.

O Ministério da Saúde ampliou o uso do natalizumabe no tratamento da esclerose múltipla remitente-recorrente, o que representa 85% dos casos da doença. A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 49, em 11 de novembro de 2020. Com isso, o medicamento será ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em até 180 dias.

Embora a esclerose múltipla possa atingir homens e mulheres em qualquer fase da vida, a maior parte dos casos (69%) ocorre entre mulheres durante a idade fértil. A idade média global do diagnóstico é de 32 anos.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

As 10 raças de cães mais populares do Brasil em 2025

Existe uma quantidade absurda de raças de cães, algumas mais populares, outras mais peculiares, mas…

48 minutos atrás

5 doramas perfeitos de 2025 que vão te emocionar do início ao fim

Em 2025 tivemos vários lançamentos de doramas, k-dramas e c-dramas, mas alguns deles ganharam destaque…

4 semanas atrás

4 países com mais chances de entrar em guerra após Israel e Irã

Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…

2 meses atrás

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

3 meses atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

3 meses atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

4 meses atrás