Chamadas

Os filmes que foram censurados ao redor do mundo, inclusive no Brasil

Muitos filmes de sucesso tiveram problemas em alguns países. Na história do cinema, existem relatos de produções que foram censuradas e proibidas de serem exibidas. As proibições estão ligadas a moralidade, política, temas controversos ou por serem considerados subversivos. Os padrões de censura variam em cada país dependendo do governo ou da época.

Muitas nações têm comissões e organismos especializados em classificar e até mesmo retirar de circulação os filmes e séries de televisão que causem polêmica entre a sociedade ou governo. 

A seguir veja a lista de filmes que foram censurados ao redor do mundo

De Volta para o Futuro

De Volta para o Futuro / Imagem de Divulgação

Você pode achar ridículo “De Volta para o Futuro” está na lista de filmes censurados. Nas acredite, ele foi.  O filme de sucesso de 1985, dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Michael J. Fox, foi banido na China por sua representação de viagem no tempo! Como diria Jack Palance: “Acredite se Quiser!”

‘Mulher-Maravilha’ (2017)

“Muralha Maravilha” de 2017, foi sucesso no mundo inteiro. A trama estrelada por Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Danny Huston, David Thewlis, Connie Nielsen e Elena Anaya, foi banido na Tunísia, Argélia, Catar e Líbano devido ao fato da estrela Gal Gadot ser israelense e ter servido às forças armadas do país.

‘Splash – Uma Sereia em Minha Vida’

Splash – Uma Sereia em Minha Vida2 / Imagem de Divulgação Disney

Ninguém poderia imaginar que um filme produzido pela Disney poderia ser censurado. E isso vai acontecer em qualquer lugar do mundo em que for exibido. Segundo a Variety, a versão do longa na plataforma de streaming  também embaçou certas cenas que mostravam o corpo nu da atriz. 

Apesar de ter classificação livre em sua época de lançamento, ao ser disponibilizado no Disney+ o filme ganhou um aviso de que a versão foi editada pelo seu conteúdo.

‘Zoolander’

Zoolander / Imagem Shutterstock

A comédia dirigida e estrelada por Ben Stiller, em 2001, foi banida na Malásia devido ao retrato negativo do país no filme. A forma como a trama descreve o país desagradou as autoridades. Também foi banida no Irã por promover os direitos dos homossexuais.

Na versão asiática, todas as referências ao país da Malásia foram alteradas para Micronésia, a sub-região que Hansel confundiu com a Malásia em um ponto na versão ocidental.

‘Rocketman’

Rocketman / Imagem de Divulgação Prime Video

‘Rocketman’ foi editado pela Delta Airlines, além de ser censurado pela Rússia por suas representações de relações homossexuais.

O filme  conta a história do músico Elton John, mostrando tanto sua fulgurosa ascensão como astro pop quanto questões de sua vida íntima: a rejeição dos pais, o vício em álcool e drogas e o conturbado relacionamento amoroso com seu empresário.

A distribuidora russa censurou cenas de amor homossexual e de consumo de drogas, segundo os críticos que assistiram a uma exibição em Moscou em 2019.

‘A Última Tentação de Cristo’

A Última Tentação de Cristo / Imagem de Divulgação Prime Video

“A Última Tentação de Cristo”, em alguns países, incluindo a Turquia, México, Chile e Argentina, foi proibido e censurado por vários anos. Até julho de 2010, o filme continuou a ser proibido nas Filipinas e Singapura.

“A Última Tentação de Cristo”, dirigido por Martin Scorsese, foi proibido nesses países por ter conteúdo considerado como uma heresia.

‘Eternos’

Eternos / Imagem de Divulgação

“Eternos” foi banido em países árabes dias antes de sua estreia na região do Golfo. De acordo com fontes da Variety, o novo longa-metragem foi proibido na Arábia Saudita e no Kuwait. 

O motivo é que “Eternos”, da Marvel, apresenta um super-herói gay (Phastos, interpretado por Brian Tyree Henry). Também passou por censura em outras nações do Oriente Médio. Bahrein, Omã, Catar e Emirados Árabes Unidos teriam solicitado cortes no filme, embora Walt Disney e a 20th Century Studios tenham decidido não obedecer.

Leia também | Still 17: essa série coreana está conquistando milhares de fãs

‘Último Tango em Paris’

Último Tango em Paris / Imagem de Divulgação

Considerado uma obra-prima cinematográfica e um sucesso de bilheteria mundial, a violência sexual e o caos emocional do filme levaram a uma grande polêmica internacional sobre ele, que provocou vários níveis de censura governamental ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Estrelado por Marlon Brando e Maria Schneider, o filme causou certas críticas pelas cenas fortes de sexo.

No Brasil, “O Último Tango em Paris”, lançado no exterior em 1972, não conseguiu ser exibido, sendo censurado. Somente no final de 1979, o filme chegou aos cinemas do país. Vivíamos um período de abertura da ditadura militar e a censura afrouxava os seus critérios de liberação de obras antes consideradas subversivas ou imorais.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Estas profissões e cargos estão em baixa no Brasil

As constantes mudanças  e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo…

5 horas atrás

139 cursos gratuitos são oferecidos para brasileiros por Harvard

Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…

7 horas atrás

6 hábitos e manias de pessoas muito inteligentes que você precisa saber

Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…

8 horas atrás

Como Conseguir Empréstimo com Nome Sujo?

Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…

10 horas atrás

8 faculdades que oferecem cursos gratuitos para pessoas 60+

Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…

12 horas atrás

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

13 horas atrás