Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Os hábitos comuns do dia a dia que podem fazer mal aos rins

Os rins são órgãos vitais que filtram resíduos, regulam o equilíbrio de fluidos e mantêm a saúde geral do corpo

Os rins são órgãos vitais que filtram resíduos, regulam o equilíbrio de fluidos e mantêm a saúde geral do corpo. Porém, alguns hábitos acabam prejudicando o bom funcionamento do órgão.

Os rins fazem parte do Sistema Urinário e possuem como função principal a filtração do sangue para eliminar todas as toxinas provenientes do metabolismo celular, bem como, retirar o excesso de água e sais e, assim, devolver ao corpo proteínas e nutrientes. 

Conheça alguns hábitos comuns do dia a dia que podem prejudicar o bom funcionamento dos rins.

Não beber água

A desidratação pode levar à formação de cálculos renais e outras complicações renais. A baixa ingestão de água pode levar à desidratação, afeta equilíbrio dos fluidos corporais, a função dos órgãos e sistemas, além de prejudicar o transporte de nutrientes e a eliminação de resíduos. 

Consumir sal em excesso

O consumo excessivo de sal pode aumentar a pressão arterial e prejudicar a função renal. Isso pode causar problemas nos rins, no coração e nos olhos, entre outros. A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo diário de sal não ultrapasse 5 gramas para um adulto . 

Alguns estudos indicam que o povo brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, o que pode aumentar as chances de parada cardíaca, cegueira e AVC. Para evitar complicações de saúde, é importante controlar o consumo de sódio por dia, evitando alimentos ricos em sal e optando por alimentos frescos, como legumes e frutas. 

Ignorar infecções urinárias

Evite danos renais. Em casos de infecções do trato urinário (ITUs) procure logo um médico para iniciar um tratamento e evitar que a infecção se espalhe para os rins, causando uma situação mais grave.

Consumir excesso de proteína animal

O consumo excessivo de proteína animal pode ter consequências negativas para a saúde. O excesso de proteínas pode sobrecarregar os rins, dificultando suas funções e aumentando o risco de formação de pedras nos rins. Além disso, o excesso de proteínas pode aumentar o risco de alterações no fígado e aumentar a quantidade de gordura acumulada, já que a proteína em excesso é armazenada na forma de gordura. 

Leia também | Conheça os alimentos que não engordam

Não cuidar da pressão alta

A hipertensão (pressão alta) pode ser prejudicial para os rins. A pressão alta é um problema sistêmico que se caracteriza pelo aumento da pressão sanguínea no interior de vasos, veias e artérias. É uma das principais causas de danos nos rins e, quando descontrolada, pode sobrecarregar os vasos sanguíneos nos rins e prejudicar sua função. 

Você deve fazer o monitoramento da saúde, a fim de evitar que um problema leve ao outro.

Comentários estão fechados.