Chamadas

Os livros dos anos 1920 que previram o futuro: E acertaram!

Sempre vamos estar preocupados com o futuro e o que pode vir acontecer! Em 1920, também se pensava no futuro. Os anos 20 foram de grandes mudanças e inovações. Naquela época, alguns autores resolveram fazer previsões para o futuro, que por incrível que pareça, foram de grande acerto. Um desses autores é J.B.S. Haldane, que escreveu o livro “Dédalo: A Ciência e o Futuro”. Seu livro foi publicado em 1923, nele, Haldane previu avanços impressionantes como a reprodução humana, a produção de energia e muitos outros desenvolvimentos tecnológicos que se tornaram realidade.

Haldane foi um cientista brilhante, que ousou imaginar o futuro da ciência e da tecnologia, e muitas de suas previsões se mostraram notavelmente precisas. O artigo “Os livros dos anos 1920 que previram o futuro: E acertaram muito!” da Notícias ao Minuto apresenta uma análise fascinante de obras literárias da década de 1920 que, surpreendentemente, previram avanços e mudanças que se concretizariam no futuro.

Previsões notáveis de “Dédalo”

Ectogênese: Haldane previu a possibilidade de gerar embriões humanos fora do corpo, uma ideia que se aproxima da realidade com os avanços da fertilização in vitro e outras tecnologias de reprodução assistida.

Energia eólica: O livro já vislumbrava o uso da energia eólica como fonte de energia, algo que se tornou realidade e é cada vez mais importante no cenário atual de preocupação com as mudanças climáticas.

Terapia de reposição hormonal: Haldane antecipou o desenvolvimento da terapia de reposição hormonal, um tratamento hoje comum para mulheres na menopausa.

Transporte de alta velocidade: O autor imaginou meios de transporte de alta velocidade, como trens de alta velocidade e aviões a jato, que se tornaram realidade décadas depois.

Comunicação rápida: Haldane previu a comunicação rápida e globalizada, algo que vivemos hoje com a internet e os dispositivos móveis.

Catástrofe climática: O livro já alertava para a possibilidade de uma catástrofe climática, um tema urgente e atual.

Leia também | 7 Dicas para Você Começar a Empreender

Outras previsões que foram de grande acerto

“R.U.R. (Rossum’s Universal Robots)” (1920) escrita por Karel Čapek, é uma peça de teatro, que ficou famosa por introduzir a palavra “robô” ao mundo. O autor imaginou um futuro onde os robôs, seres artificiais, são criados para servir os humanos, mas eventualmente se rebelam contra seus criadores. A peça explora temas de inteligência artificial, ética e a relação entre humanos e máquinas.

“O Fundador de Repúblicas” (1920), escrito por  H.G. Wells previu a criação de armas de destruição em massa, como as bombas atômicas, e discutiu as possíveis consequências de tais tecnologias. O autor também abordou temas como a centralização do poder e o impacto da tecnologia na sociedade.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Profecias do Antigo Testamento sobre o Messias que se realizaram com Jesus

Para quem nunca leu o Antigo Testamento na Bíblia Sagrada, desconhece as profecias que nele…

2 horas atrás

Concurso PF é autorizado com MIL vagas na área Policial

Na sexta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a autorização para a…

17 horas atrás

Língua Portuguesa ganha nova palavra. Veja qual

As mudanças no comportamento da sociedade nos dias atuais mexem até mesmo com novas palavras…

23 horas atrás

Por que usamos ‘feira’ no nome dos dias de semana?

Já passou pela sua cabeça saber porque usamos a palavra feira no nome dos dias…

1 dia atrás

Tecnologia acabou com várias profissões. Saiba quais

Os avanços da tecnologia vem mexendo com a vida de muita gente, que estão começando…

1 dia atrás

Vitória? Governo lança plataforma de streaming 100% brasileira de graça

Se você é fã de cinema brasileiro, prepare-se para uma novidade que promete sacudir o…

2 dias atrás