Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Os melhores filmes dos anos 70 que fizeram sucesso nos cinemas

Os anos 70 foram excelentes para o cinema. Grandes filmes fizeram sucesso na telona. Histórias marcantes que são lembradas até hoje

Os anos 70 foram excelentes para o cinema. Grandes filmes fizeram sucesso na telona. Histórias marcantes que são lembradas até hoje. Quem não lembra de “Tubarão”,  “O Poderoso Chefão” e “Taxi Driver?”. 

Um filme que fez muito sucesso e até hoje é comentado e assistido por muitas pessoas é com certeza “Star Wars” que marcou uma geração.

Naquele ano nascia para indústria cinematográfica nomes como Martin Scorsese, Francis Coppola, Steven Spielberg, Stanley Kubrick e muitos outros. 

Confira a lista dos filmes que lotaram as salas de cinemas em todo mundo e que ficaram gravados na memória de muita gente.

O Poderoso Chefão (1972)

O Poderoso Chefão 1972 / Foto: Divulgação

“O Poderoso Chefão” foi baseado no livro homônimo de Mario Puzo. Sendo dirigido por Francis Ford Coppola. O roteiro ficou por conta de Puzo e Coppola. O elenco contava com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton. 

É a primeira parte da trilogia The Godfather (O Poderoso Chefão), narrando a família Corleone sob o comando do patriarca Vito Corleone entre os anos de 1945 a 1955. A trama se concentra na transformação de seu filho mais novo, Michael Corleone, de relutante forasteiro da família a implacável chefe da máfia.

Foi vencedor de vários Oscars. O longa está disponível no Paramount+, Telecine e Prime Video.

Tubarão (1975)

Tubarão 1975 / Imagem de Divulgação/Universal Pictures

“Tubarão” é um filme de suspense de 1975, dirigido por Steven Spielberg, baseado no livro homônimo de Peter Benchley, coautor do roteiro ao lado de um dos atores do filme, Carl Gottlieb.

Na trama, um grande tubarão-branco ameaça banhistas nas praias da fictícia Amity Island, na Nova Inglaterra, levando o chefe de polícia local (Roy Scheider) a caçá-lo com a ajuda de um biólogo marinho (Richard Dreyfuss) e um caçador de tubarões profissional (Robert Shaw). O filme foi distribuído pela Universal Pictures.

Está disponível no Prime Video, Google Play Filmes e TV e na Apple TV+.

Taxi Driver: Motorista de Táxi (1976)

Taxi Driver Motorista de Táxi 1976 / Imagem de Divulgação / Columbia Pictures

“Taxi Driver – Motorista de Táxi” é um filme americano de 1976 dirigido por Martin Scorsese. É estrelado por Robert de Niro e Jodie Foster. Na época, Foster estava com 13 anos durante as filmagens. Bernard Herrmann, foi o responsável pela trilha sonora, que acabou sendo a última antes de sua morte.

Travis Bickle (Robert De Niro), um veterano da Guerra do Vietnã, é um homem solitário no meio da grande Nova York. Logo, ele começa a trabalhar como motorista de táxi no turno da noite, crescendo o sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Travis começa a cogitar, então, de tomar algumas medidas drásticas para mudar esse cenário.

Está disponível na HBO Max, Prime Video, YouTube e Google Play Filmes e TV.

Star Wars (1977)

Star Wars 1976 / Imagem de Divulgação

Star Wars (Guerra nas Estrelas – o Filme) foi escrito e dirigido por George Lucas , produzido pela Lucasfilm e distribuído pela 20th Century-Fox . Foi o primeiro longa lançado da série Star Wars e o quarto capítulo cronológico da “Saga Skywalker”. Ambientado “há muito tempo” em um universo fictício onde a galáxia é governada pelo tirânico Império Galáctico.

 A história se concentra em um grupo de lutadores pela liberdade conhecido como Aliança Rebelde , que visa destruir a mais nova arma do Império, a Estrela da Morte . Quando a líder rebelde, Princesa Leia (Carrie Fisher), é apreendida pelo Império, Luke Skywalker (Mark Hamill) adquire plantas arquitetônicas roubadas da Estrela da Morte e sai para resgatá-la enquanto aprende os caminhos de um poder metafísico conhecido como “ a Força ” do Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness).

Está disponível no Disney Plus.

Alien, o Oitavo Passageiro (1979) 

Alien o Oitavo Passageiro 1979 / Foto: Divulgação

Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

“Alien, o Oitavo Passageiro” é um filme britânico-estadunidense de 1979 que foi dirigido por Ridley Scott e protagonizado por Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm e Yaphet Kotto.

Está disponível no Star+.

Solaris (1972) 

Solaris 1972 / Imagem Mosfilm/Divulgação

“Solaris” é um filme soviético de 1972 de drama e ficção científica dirigido por Andrei Tarkovski com roteiro de Fridrikh Gorenshtein e do próprio Tarkovsky baseado no romance Solaris, do escritor polonês Stanisław Lem. O filme foi a tentativa de Tarkovsky de trazer uma nova profundidade emocional aos filmes de ficção científica; ele viu a maioria das obras ocidentais do gênero como superficiais devido ao seu foco na invenção tecnológica.

A trama gira em torno de uma estação espacial orbitando o planeta fictício Solaris, onde uma missão científica foi paralisada porque a tripulação de três cientistas entrou em crise emocional. O psicólogo Kris Kelvin (Donatas Banjonis) viaja até a estação para avaliar a situação, apenas para encontrar os mesmos fenômenos misteriosos que os outros.

Está disponível no Disney+.

Stalker (1979) 

Stalker 1979 / Imagem Reprodução

“Stalker” é um filme teuto-soviético de 1979 dirigido por Andrei Tarkovsky, vencedor do prêmio especial do Júri do Festival de cinema de Cannes de 1980.

Foi gravado, em sua maior parte, na Estônia, então integrante da União Soviética. Stalker é um termo inglês que significa, em tradução livre, “o espreitador”, “aquele que se esgueira”. Oitavo filme do diretor e atualmente o mais conhecido.

O “Stalker” (Alexander Kaidanovsky) trabalha em alguma área pouco clara em um futuro indefinido como um guia que leva as pessoas através da “Zona”, uma vizinhança em que as leis normais da realidade já não se aplicam plenamente.

A Zona contém um lugar chamado “Quarto”, que diz conceder os desejos de qualquer um que entrar. A área que contém a Zona está envolta em segredo, isolada pelo governo e cercada de grandes perigos.

Está disponível no Google Play Filmes e TV. 

O Exorcista (1973)

O Exorcista 1973 / Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

O longa foi lançado em 1973 e é do gênero terror sobrenatural dirigido por William Friedkin e escrito por William Peter Blatty, baseado no livro homônimo de sua autoria. A trama aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos. O livro de Blatty teve inspiração no exorcismo de um garoto de 14 anos de idade, documentado em 1949.

No elenco estão:

  • Ellen Burstyn como Chris MacNeil
  • Jason Miller como Padre Damien Karras
  • Max von Sydow como Padre Lankester Merrin
  • Eileen Dietz como o rosto associado ao demônio, visto apenas em vislumbres e cortes rápidos.
  • Linda Blair como Regan MacNeil

Está disponível na HBO Max, Prime Video, Apple TV+ e Google Play Filmes e TV.

Um Estranho no Ninho (1975)

Um Estranho no Ninho 1975 / Imagem: Warner Home Video

“Um Estranho no Ninho” é um filme de drama de 1975 dirigido por Milos Forman, baseado no romance de mesmo nome de 1962 escrito por Ken Kesey. É estrelado por Jack Nicholson, Louise Fletcher, William Redfield, Will Sampson e Brad Dourif. A obra também marcou a primeira atuação de Christopher Lloyd no cinema.

A trama gira em torno de Randall McMurphy, um meliante que após ser preso, se finge de louco para ir para um hospital psiquiátrico e assim esquivar-se de uma porção de trabalhos forçados na prisão. Lá ele começa a influenciar os outros internos e começa a sofrer oposição da cruel e sádica enfermeira Mildred Ratched. Com forte poder persuasivo, McMurphy instaura uma reviravolta na clínica, não sabendo ele o que isto lhe pode custar.

Está disponível na Apple TV+ e Google Play Filmes e TV.

Leia também | 6 atletas brasileiros que fizeram história nas olimpíadas

Uma Mulher Sob Influência (1974)

Uma Mulher Sob Influência 1974 / Imagem de Divulgação

Nick Longhetti está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão. Quando os filhos começam a ser afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitalizá-la. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa.

Foi lançado em 12 de outubro de 1974, que recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Atriz Gena Rowlands (que atuou de modo brilhante no papel de uma problemática e incompreendida dona de casa de classe média-baixa norte-americana) e Melhor Diretor. Rowlands ganhou o Globo de Ouro como Melhor Atriz em drama e o filme ainda obteve mais três indicações (Filme-Drama, Direção e Roteiro).

Mabel (Gena Rowlands), dona-de-casa de classe média baixa americana, mãe de três filhos, é casada com Nick (Peter Falk) e está fragilizada mental e emocionalmente. O marido comunica-lhe que não poderá dormir em casa por estar repleto de trabalho. No dia seguinte, ele retorna para casa levando sua equipe para almoçar. Mabel demonstra sinais de descontrole, e Nick pensa em interná-la em um manicômio.

Está disponível Looke.

Comentários estão fechados.