Ovos: conheça os benefícios desse alimento que um dia já foi vilão
Nos tempos atuais, o ovo tem seu valor nutricional reconhecido, sendo classificado como uma proteína completa, ou seja, que contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio
Antes o ovo era considerado um vilão para a nossa saúde. O ovo foi considerado há um tempo como um dos grandes vilões da dieta, devido ao alto teor de gordura e colesterol. No entanto, as coisas mudaram em relação a esse alimento muito querido por muitas pessoas.
Nos tempos atuais, o ovo tem seu valor nutricional reconhecido, sendo classificado como uma proteína completa, ou seja, que contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio.
O ovo pode ser consumido de várias formas: mexido, frito, poché. É uma delícia com arroz e feijão, no pão, ou pra fazer aquele omelete prático e saudável. Na verdade, existem várias formas de comer ovo.
Enquanto você fica pensando qual a melhor maneira de preparar os ovos, fique pode dentro dos seus benefícios a sua saúde!
Os benefícios do ovo
Reduz o risco de doenças cardíacas.
Melhora o sistema imunológico.
O alimento também evita a síndrome da gripe que se torna cada vez mais comum à medida que o inverno avança. Nesse período, é bom incluir um ovo ou dois em sua dieta diária.
Um ovo contém quase um quarto (cerca de 22%) da quantidade diária recomendada de selênio, um nutriente que ajuda a melhorar o sistema imunológico e regular os hormônios da tireoide.
O ovo consegue regular os níveis de colesterol. Fornece energia para você enfrentar melhor o dia. É ótimo para a sua pele.
Ajuda a perder peso, especialmente devido à capacidade dos ovos de saciar. Protege a saúde dos olhos, graças ao alto teor de luteína e zeaxantina.
Mas como todo alimento, você não pode comer ovos exageradamente. Dois ao dia é o mais recomendável!
Quanto tempo demora um ovo para cozinhar?
O ovo cozido com a gema mais molinha, chamado de ovo mollet, leva 6 minutos para ficar pronto. Já se o objetivo é uma gema cremosa, 7 minutos bastam. Por fim, para uma gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos são suficientes.
Os especialistas dizem que o ovo frito não é indicado, pois é fonte de ácidos graxos trans, extremamente prejudiciais à saúde. Dê preferência para ovos cozidos, mexidos ou em forma de omelete e, no caso do preparo de ovo frito, utilize água ou uma frigideira antiaderente.
Leia Também | IBGE abre concurso com 895 vagas para efetivos
Cuidados
Alguns cuidados devem ser tomados com o ovo, desde a sua compra até o armazenamento, pois este alimento pode ser transmissor de Salmonella (bactéria que pode causar sérios danos à saúde).
Ao comprar o produto, é importante verificar a data de validade na embalagem e os dados do fabricante. Ovos com a casca quebrada ou suja não devem ser comprados ou consumidos.
Quanto ao armazenamento, este deve ser feito em local limpo e em recipiente fechado, dentro da geladeira. Deve-se lembrar de eliminar a embalagem original do produto.
Os ovos não devem ser lavados antes do armazenamento, pois a casca do ovo é porosa e a bactéria pode penetrar rapidamente. Estes devem ser lavados apenas antes do uso.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.