Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Parentes da mesma empresa podem tirar férias juntos?

Vamos entender a relação do período de férias para membros da família que trabalham na mesma empresa

Uma situação um tanto quanto comum é quando membros de uma mesma família trabalham na mesma empresa. Contudo, uma dúvida que pode surgir é se esses membros da mesma família podem tirar férias juntos.

As férias nada mais são do que um período de descanso, devidamente remunerado, ao qual o trabalhador garante o direito após completar pelo menos um ano de trabalho. Esse direito se renova anualmente.

Normalmente, o período padrão de férias de um trabalhador é de 30 dias, todavia, esse período pode ser reduzido caso o mesmo tenha faltas injustificadas, que podem ser descontadas nesses dias de férias.

Entendendo um pouco mais sobre as férias, será que membros da mesma família e que trabalham na mesma empresa podem tirar as férias juntos? Se você tem essa dúvida, você terá a resposta a partir de agora.

Quem escolhe as férias, patrão ou trabalhador?

Antes de adentrarmos mais profundamente no assunto principal do artigo, primeiro precisamos esclarecer que é o patrão quem escolhe a data que o trabalhador vai tirar suas férias.

Todavia, é muito comum encontrarmos situações em que as empresas dão a opção de escolha para o trabalhador, porém, se houver discordância sobre a data, quem dará a palavra final será o patrão.

Membros da mesma família podem tirar férias juntos?

No caso em que membros de uma família que trabalham em uma mesma empresa, ambos podem tirar as férias no mesmo período, isso, caso assim desejarem e se isto não resultar em prejuízos para o serviço.

É importante ressaltar aqui que esse direito ocorre apenas se for possível compatibilizá-lo pela organização da empresa ao qual trabalha.

Logo, apesar de ser uma situação totalmente possível, o patrão poderá negar as férias em conjunto entre os membros da família. Principalmente caso no mesmo setor trabalhe apenas duas pessoas, que são familiares.

Todavia, desde que seja possível manter as atividades da empresa sem qualquer desfalque, o empregador poderá sim conceder as férias conjuntas, caso sejam solicitadas com antecedência.

Vale lembrar que apesar dos membros poderem tirar férias juntos, isso não significa que eles poderão escolher a data das férias, que então poderá ser de total escolha da empresa, de modo a não afetar a organização do negócio.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.