Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Perdeu a confiança no que faz? 3 etapas vão te ajudar a recuperar

Perder a confiança não é algo que precisa durar para sempre e nem te fazer mal, é totalmente possível se recuperar disso

Seja por traumas, problemas ou mesmo dificuldades, muitas pessoas acabam perdendo a confiança naquilo que elas faziam. Acontece que, perder a confiança naquilo que se faz, principalmente quando se sabe que é bom de verdade, é um verdadeiro problema.

Para psicólogos, perder a confiança é algo completamente normal, ocasionalmente, todo mundo sente a falta de confiança, ou seja, não precisa se culpar por isso, pois, de longe não é culpa sua.

Um artigo publicado na Psychology Today aponta que, desde a composição genética, até mesmo as experiências de vida, são razões que podem levar uma pessoa a perder a confiança.

Então, a melhor saída não é se culpar, se martirizar por perder a confiança, e sim, pensar no que podemos fazer quando perdemos a confiança, ou mesmo quando estamos sentindo que estamos a perdendo.

Para te ajudar a superar esse desafio, vamos trazer quatro passos simples, mas muito úteis, que podem restaurar rapidamente a confiança, e muito provavelmente poderão ajudar você também.

Leia também | 10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Primeira etapa: descobrir a causa raiz

Saber porque você perdeu a sua confiança é fundamental para reverter essa espiral. Muitas pessoas têm medo de mexer em suas feridas, mas sem que você consiga mexer, não é possível cicatrizá-las completamente.

Não precisa de muito para isso, reserve um tempo quando se sentir confortável, voe nos seus pensamentos, para identificar exatamente quais são as influências negativas que precisam ser resolvidas.

Sem que você saiba exatamente a raiz do problema, é muito difícil que você consiga superar este problema. Mas lembrando, tenha calma com você, saiba que esse é apenas um processo que demanda muito cuidado, força de vontade e o desejo de mudar.

Segunda etapa: lembre-se de quem você é

Lembrar de quem você realmente é, pode ser simples, como também pode ser assustador. Quando falamos para lembrar de quem você é, é buscar fazer uma anotação de si mesmo, em uma folha de papel e focar nas coisas boas que você faz, que você já fez. Faça isso não só do agora, como pode voltar desde a sua infância.

A verdade é que, naturalmente, os humanos tendem a lembrar mais sobre aspectos negativos da vida, como traumas passados, experiências ruins, fracassos. Portanto, esse exercício força você a escrever o lado bom da sua vida.

Não se esqueça que nenhum momento é pequeno demais, ou seja, sem julgamentos e sem escolha seletiva. Você deve simplesmente escrever sobre tudo.

Ao praticar esse exercício começamos a nos ver com mais clareza, o que naturalmente tende a aumentar nossa confiança, assim como também, trazer uma perspectiva diferente daquela ao qual estávamos condicionados.

Terceira etapa: diga não!

Perder a confiança significa que você abriu mão do poder que você tem. E uma das maneiras mais rápidas para recuperar o seu poder é pronunciar uma pequena palavras, mas muito importante, o: NÃO.

Claro que, não é tão simples dizer não para aquilo que nos limita, mas é totalmente possível com um pouco de prática. Apesar de parecer difícil, lembre-se: você disse não para si mesmo quando perdeu a confiança. Agora é a vez de dizer não para o que está te paralisando.

Comece com coisas pequenas que causem danos a você, que te deixam ansiosos, comece a cortar isso e diga que não é necessário para você, aos poucos você descobrirá como dizer não pode ser verdadeiramente libertador.

E quando vier um pensamento negativo, que te coloque para baixo, não esqueça de dizer NÃO para ele. Afinal, é apenas um pensamento, do qual você tem total autonomia para deixá-lo invadir e atrapalhar sua vida, ou bloqueá-lo completamente.

Comentários estão fechados.