Chamadas

Petrobras anuncia nova política para o preço dos combustíveis no país

A Petrobras acaba de anunciar nesta terça-feira (16), que colocará um fim na paridade de preços do petróleo — e dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel — com o dólar e o mercado internacional.

Conforme comunicado da Petrobras: Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

Entenda o que é a paridade de preços

O Preço de Paridade de Importação (PPI), diz respeito aos custos totais para a importação de determinado produto. Trata-se de uma referência calculada a partir do preço de aquisição do combustível, mais os custos de sua entrega, o que inclui, transportes e taxas portuárias.

Em resumo, o PPI maximiza a rentabilidade da empresa na venda de combustíveis no país, possibilitando um mercado mais competitivo, sendo a paridade internacional um compromisso da estatal junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

No caso, a política de preços da Petrobras se baseava em dois fatores, sendo eles, a paridade com o mercado internacional e mais a margem de risco. A paridade com o mercado internacional inclui os custos internos para transporte e taxas portuárias.

Em termos práticos, o preço do mercado doméstico precisa acompanhar flutuações que acontecem em preços de derivados do mercado internacional, “mesmo que o combustível seja extraído, refinado e consumido no Brasil” (Valor Econômico).

O que muda a partir de agora?

Conforme nota oficial da Petrobras, a nova estratégia comercial da estatal se utiliza de duas referências de mercado, sendo elas:

1 – O custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação

O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam eles de fornecedores dos mesmos produtos quanto de produtos substitutos.

2 – Valor marginal para a Petrobras

O valor marginal é baseado no custo de oportunidade dada as alternativas para a companhia, dentre elas, a produção, importação e exportação do referido produto ou dos petróleos utilizados para refino.

“Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, diz a nota da Petrobras.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

As 10 raças de cães mais populares do Brasil em 2025

Existe uma quantidade absurda de raças de cães, algumas mais populares, outras mais peculiares, mas…

13 horas atrás

5 doramas perfeitos de 2025 que vão te emocionar do início ao fim

Em 2025 tivemos vários lançamentos de doramas, k-dramas e c-dramas, mas alguns deles ganharam destaque…

4 semanas atrás

4 países com mais chances de entrar em guerra após Israel e Irã

Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…

2 meses atrás

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

3 meses atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

4 meses atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

4 meses atrás