Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

PIS/PASEP: 10,5 milhões de pessoas vão poder sacar dinheiro esquecido

Quem possuir saldo nessas contas tem até o dia 5 de agosto deste ano para sacar o valor total

Segundo a Caixa Econômica Federal os trabalhadores com carteira assinada vão poder sacar o dinheiro esquecido. Eles vão poder sacar o valor de R$ 25,4 bilhões. Esse valor é referente a contas de trabalhadores no período de 1971 a 1988. Serão beneficiados cerca de 10,5 milhões de pessoas.

Segundo a estatal, quem possuir saldo nessas contas tem até o dia 5 de agosto deste ano para sacar o valor total. Em caso de falecimento do titular das contas, o saldo será disponibilizado aos herdeiros legais, como dependentes ou sucessores.

Os trabalhadores que tiveram vínculo empregatício na iniciativa privada ou como servidores públicos no período mencionado têm o direito de sacar os recursos das cotas, desde que não tenham realizado o saque anteriormente. 

No entanto, quem não sacar os valores, o dinheiro será transferido para o Tesouro Nacional. Contudo, os interessados ainda poderão solicitar esses valores à União em um prazo de até 5 anos.

Os valores podem ser sacados pelo aplicativo FGTS, não sendo necessário comparecer às agências do banco.

A data foi estabelecida em atendimento ao Edital de Chamamento Público do Ministério do Trabalho, publicado no Diário Oficial da União.

Como consultar e sacar 

A Caixa informou que a retirada do dinheiro poderá ser feita sem precisar ir a uma agência bancária. O banco desenvolveu uma forma 100% digital e simplificada pelo aplicativo do FGTS. Para solicitar o saque, basta abrir o aplicativo, selecionar a mensagem “Você possui saque disponível”, depois clicar em “Solicitar o saque do PIS/Pasep”. 

Você poderá escolher a forma de saque que poderá ser: crédito em conta ou presencial, verificar seus dados e selecionar “Confirmar saque”. O saldo pode ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo nenhum.

No caso do trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar seu próprio Aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolher a opção “PIS/Pasep– Falecimento do Trabalhador”, juntar os documentos necessários e confirmar a solicitação.

Se você se enquadrar em qualquer hipótese de saque do FGTS e tiver conta PIS/Pasep, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o FGTS.

O trabalhador que precisar desfazer dúvidas, poderá acessar o Aplicativo FGTS ou ligar para o telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou para o 0800 104 0104, para demais regiões.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.