Chamadas

PIS/PASEP: Saiba quem tem direito e quando o benefício é pago

De acordo com o governo federal, todo trabalhador brasileiro tem direito ao abono salarial PIS/PASEP. No entanto, para ter direito ao benefício é preciso estar trabalhando com carteira assinada ou ser servidor público.

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas criados para promover a integração do trabalhador no desenvolvimento das empresas e órgãos públicos. Esses programas têm como objetivo distribuir parte dos lucros e resultados dessas instituições aos empregados e servidores.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Para você ter direito ao abono salarial PIS/PASEP vai precisar cumprir alguns requisitos: 

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

O abono salarial PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores com carteira assinada. Já o PASEP, será pago pelo Banco do Brasil (BB) aos servidores públicos.

Quando é pago o abono salarial?

Em 2024, o governo realizou o pagamento do PIS/PASEP referente ao ano-base 2022. Os pagamentos começaram em fevereiro para os trabalhadores da iniciativa privada e também para os servidores públicos. Os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 29 de dezembro de 2024.

O abono salarial referente ao ano-base 2023 será pago em 2025. Tudo indica que o dinheiro será liberado a partir de fevereiro do ano que vem.

Como consultar e sacar o benefício?

Os trabalhadores da iniciativa privada podem consultar o valor e as datas de pagamento diretamente na Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos devem verificar no Banco do Brasil. O saque pode ser feito nas agências bancárias ou nos caixas eletrônicos, seguindo o calendário estabelecido.

Leia também | Veja 14 situações possíveis para sacar o FGTS em 2024

Qual o valor do Abono Salarial

O abono salarial passou a ter um valor proporcional ao número de meses trabalhados, segundo a Lei 13.134/15. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base. Cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.

Atualmente, tanto os trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos recebem o abono salarial de acordo com o mês de nascimento.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

4 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

6 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

9 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

9 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

9 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

9 horas atrás