Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

PIS/PASEP: veja quando será pago abono de 2022 e quem tem direito

Lembrando que o calendário do abono salarial 2021 termina neste mês, quando vão receber os nascidos em novembro e dezembro

O calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep está sendo pago com um atraso. Neste ano foi liberado o pagamento do abono referente ao ano-base 2021. Muitos trabalhadores acreditam que o governo federal vai liberal o PIS/Pasep referente ao ano-base 2022 no segundo semestre de 2023.

Lembrando que o calendário do abono salarial 2021 termina neste mês, quando vão receber os nascidos em novembro e dezembro. A grana cai na conta dos trabalhadores, na Caixa Econômica Federal, no dia 17 de julho. O valor atual do benefício é de R$ 1.320. 

Também no dia 17, os servidores públicos inscritos no Pasep com final  8 e 9 recebem o dinheiro no Banco do Brasil.

Abono salarial 2022 será pago neste ano?

Não! Quem trabalhou com carteira assinada em 2022 só vai receber o abono salarial no ano que vem. 

O governo realiza uma rodada de pagamentos por ano. Em 2023, ficou programado o pagamento do abono PIS/Pasep referente ao ano-base 2021. Já o ano-base 2022 será liberado em 2024.

Uma falsa notícia começou a circular na internet que o abono PIS/Pasep 2022 seria pago a partir de julho deste ano. Esta informação não é verdadeira.

Devido ao adiamento do pagamento do abono salarial que estava previsto para 2021, o calendário do Pis/Pasep sofreu um ajuste. Assim, resultando em um intervalo de dois anos entre o ano-base e o depósito dos valores. Desta forma, o abono salarial ficou programado da seguinte forma:

Ano-base 2020, foi pago em 2022

Ano-base 2021, foi pago em 2023

Ano-base 2022, será pago em 2024

Ano-base 2023, será pago em 2025.

Quem tem direito ao PIS 2022?

Para ter direito ao PIS/Pasep referente ao ano-base 2022, precisará estar cumprindo os seguintes requisitos:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias durante o ano-base 2022;
  • Ter remuneração mensal média de até dois salários mínimos em 2022;
  • Estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) há, pelo menos, cinco anos;
  • Ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Leia Também | Grazi Massafera vai viver Dona Beja no remake da HBO Max

Como consultar o saldo?

A consulta pode ser feita pelo site da Caixa Econômica Federal, por trabalhadores com registro em carteira. Basta acessar a opção de consulta do saldo do PIS/Pasep e seguir as instruções fornecidas. Geralmente, será necessário informar seu número do PIS/Pasep e outras informações pessoais.

O servidor público recebe o Pasep pelo Banco do Brasil (BB). Eles poderão ter informações sobre o PASEP acessando o site do BB.

Outra forma de consulta é por meio de aplicativos. Tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil possuem aplicativos móveis nos quais você pode consultar o saldo do PIS/Pasep. Neste caso, será necessário baixar o app correspondente ao seu benefício, faça login com suas informações de conta e busque pela opção de consulta de saldo.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.