Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

PIS: Trabalhador vai poder sacar R$ 1.320 nesta quinta-feira

Segundo o governo, mais de 4 milhões de trabalhadores vão receber o benefício em todo o país

Nesta quinta-feira (15) a Caixa Econômica Federal vai depositar o dinheiro do abono salarial PIS/Pasep (ano-base 2021) para os nascidos de setembro e outubro e o Banco do Brasil paga os servidores públicos que têm o número 6 e 7 de final de inscrição no Pasep. 

Nesta quinta, segundo o governo, mais de 4 milhões de trabalhadores vão receber o benefício em todo o país. O trabalhador que quiser saber o valor que irá receber poderá acessar a Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br e realizar a consulta.

Quem tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep?

  • O PIS é pago ao trabalhador com carteira assinada e o Pasep ao servidor público;
  • Para ter direito a grana, você só pode ter recebido no ano-base 2021 uma remuneração de até dois salários-mínimos;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Não terão direito ao abono salarial, empregadas domésticas, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física. 

Caso você tenha alguma dúvida sobre o PIS, pode baixar o aplicativo Caixa Trabalhador (disponível para Android e iOS) e ter outras informações. No app é possível saber sobre o abono salarial e o seguro-desemprego – que tem novo valor em 2023 -, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas.

É preciso, ainda, estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos cinco anos. Em caso de atividade remunerada para Pessoa Jurídica, esta deve ter sido exercida durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração.

O trabalhador da iniciativa privada recebe o abono salarial PIS levando em conta o mês de nascimento. O pagamento será realizado pela Caixa Econômica Federal.

O trabalhador tem até o dia 28 de dezembro deste ano para sacar. Caso não faça a retirada, o benefício fica disponível por até cinco anos. 

Não sendo retirado o valor, o dinheiro volta aos cofres do governo. Quem tem conta-corrente ou poupança na Caixa receberá o crédito automaticamente, em sua conta no banco.

O correntista e poupador do Banco do Brasil receberão o seu crédito em conta corrente ou poupança. Os não correntistas que recebem o benefício do Pasep e que têm contas em outros bancos podem realizar o saque do abono salarial 2023 por meio do Portal Gov.br.

Pagamento do PIS/Pasep

Nesta quinta-feira (15), os trabalhadores que nasceram em setembro e outubro vão receber o PIS, por meio da Caixa.

Já os servidores públicos inscritos no Pasep com o final de benefício 6 e 7 recebem o abono salarial nesta quinta-feira (15). 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.