O PIX realmente é o preferido dos brasileiros. Tanto é que o sistema de pagamento instantâneo bateu novo recorde diário de transações na sexta-feira (7), segundo informou o Banco Central.
De acordo com a instituição financeira, o volume de transações bateu recorde por dois dias seguidos. Na quinta-feira (6), foram registradas 129,4 milhões de operações. Já na sexta, o número de transações saltou para 134,8 milhões.
O BC disse que já havia tido um recorde anterior, que era de 7 de junho. Na ocasião, as transações no dia chegaram a 124,7 milhões.
Para o BC, os números reforçam a relevância do Pix, que chegou na vida dos brasileiros em novembro de 2020. No final de 2021, o PIX já era o meio de pagamento eletrônico mais usado no Brasil.
Em 2022, o PIX foi a principal forma de pagamento usada pelos brasileiros, atingindo 29% de todas as transações registradas. Em 2021, foi de 16%.
O Banco Central já planeja para 2024 o lançamento da nova modalidade de PIX Automático, para viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática.
Leia Também | Número do CPF pode revelar onde você mora ou já morou; veja
O Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:
O PIX foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.
As transferências tradicionais no Brasil são entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC).
O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…