Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Pix bate recorde e supera 140 milhões de transações em um dia

O Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia

O PIX realmente conquistou os brasileiros de tal maneira que bateu novamente um novo recorde que foi conquistado na sexta-feira (4). Desta vez, a modalidade superou a marca de 140 milhões de transações em 24h.

Segundo o Banco Central (BC), foram 142,4 milhões de transferências via Pix feitas para usuários finais. A alta demanda não atrapalhou em nada o funcionamento do Pix. De acordo com o BC, os sistemas funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia. Em 7 de julho deste ano, a modalidade atingiu um recorde de 134,8 milhões de transações num único dia.

Sistema de pagamento instantâneo

O Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:

  • alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
  • promover a inclusão financeira; e
  • preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Leia Também | Veja quanto você precisa ganhar para ser considerado rico no Brasil

Chave Pix

As chaves são utilizadas para vincular as informações do usuário à transferência bancária. Existem quatro tipos de chaves: CPF ou CNPJ, endereço de e-mail, número de telefone celular e uma chave aleatória gerada pelo sistema. 

A mesma chave não pode ser utilizada em contas diferentes, devendo ser necessário cadastrar chaves diferentes para cada conta da qual a pessoa é titular, como, por exemplo, o CPF em uma instituição A, e-mail em uma instituição B ou número de telefone celular na instituição C, não sendo possível o uso do CPF, mesmo número de telefone ou e-mail em mais de uma instituição.

As pessoas físicas podem criar até cinco chaves para cada conta da qual é titular, enquanto as pessoas jurídicas podem criar até vinte chaves. 

O PIX foi lançado em 2020 e logo virou uma febre no país tanto por modernizar os mecanismos de transferências entre contas correntes quanto por simplificar pagamentos pelo celular, sem depender de cartões de débito. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.