Pix por aproximação começa em 28 de fevereiro de 2025
O brasileiro vai poder a partir do dia 28 de fevereiro de 2025, fazer o Pix por aproximação, segundo informou o Banco Central (BC)
O brasileiro vai poder a partir do dia 28 de fevereiro de 2025, fazer o Pix por aproximação, segundo informou o Banco Central (BC). A autoridade monetária e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram novas regras para ampliar o open finance, compartilhamento de dados entre as instituições financeiras, e permitir a modalidade.
Será possível fazer pagamentos simplesmente aproximando seu celular de uma máquina de cartão, utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication). Isso tornará os pagamentos ainda mais rápidos e convenientes. Neste caso, é preciso ter uma conta bancária cadastrada na Carteira do Google e um dispositivo Android com NFC para usar essa funcionalidade. A confirmação do pagamento será feita através da biometria, garantindo segurança e praticidade.
Cronograma
O BC estabeleceu um cronograma com normas mais detalhadas sobre o tema, que trazem instruções para as instituições financeiras e definem a responsabilidade delas na nova ferramenta.
- A regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação, foi divulgada no dia 31 de julho deste ano;
- O início dos testes pelas instituições financeiras, para garantir a segurança da funcionalidade começará nesta quinta-feira, 14 de novembro;
- O lançamento do produto para a população será no dia 28 de fevereiro de 2025.
As novas regras do open finance têm como objetivo diminuir etapas nos pagamentos on-line. Para isso, será necessário oferecer o Pix nas carteiras digitais, instituições financeiras onde o cliente deposita dinheiro para fazer pagamentos on-line.
Leia também | 3 erros cometidos por quem vai negociar salário no novo emprego
Quatro anos de PIX
No dia 16 de novembro, o Pix completa 4 anos. Desde seu lançamento, o sistema revolucionou a forma como os pagamentos são feitos no Brasil, tornando-os rápidos, seguros e acessíveis. Em comemoração, o Banco Central do Brasil implementou novas regras e aprimoramentos para garantir ainda mais segurança e eficiência nas transações.
A ferramenta inclusive mudou a forma como o brasileiro avisa que vai pagar suas contas, usando a seguinte frase: “Eu já te passo um Pix” ou “Me manda um Pix”.
Segundo o Banco Central (BC), até o momento, mais de 120 milhões de pessoas no Brasil já utilizam o Pix, o que é realmente impressionante.
Comentários estão fechados.