Pix será restrito a instituições autorizadas pelo BC. Conheça as novas regras
Agora apenas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC) poderão solicitar adesão ao Pix
Desde 1º de janeiro de 2025 estão valendo as novas regras para o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos. Agora apenas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (BC) poderão solicitar adesão ao Pix. Essa medida visa aumentar a segurança, supervisão e transparência do sistema.
Segundo o BC, apenas instituições que receberam autorização poderão oferecer transações via Pix. Empresas que não obtiveram essa autorização serão excluídas do sistema. As instituições que desejam oferecer o Pix precisarão obter a autorização do Banco Central, o que envolve o cumprimento de requisitos mais rigorosos. O pedido de autorização deve ser feito conforme a data que as instituições aderiram ao Pix.
Quais instituições podem oferecer o Pix?
A partir de 2025, poderão oferecer o Pix:
- Bancos: Instituições financeiras tradicionais.
- Instituições de pagamento: Empresas especializadas em serviços de pagamento.
- Cooperativas de crédito: Instituições financeiras cooperativas.
- Outros tipos de sociedade: Desde que devidamente autorizados pelo BC.
Cronograma para pedido de autorização
Instituições de pagamento que aderiram até dezembro de 2022 poderão fazer o pedido até março de 2025.
As instituições de pagamento que aderiram entre janeiro de 2023 e junho de 2024 poderão fazer o pedido entre abril de 2025 e dezembro de 2025.
Já as as instituições que aderiram entre julho de 2024 e o final deste ano vão poder fazer o pedido entre janeiro de 2026 e dezembro de 2026.
O que fazer se você usa o Pix?
Certifique-se de que a instituição que você utiliza para realizar suas transações via Pix possui a autorização do Banco Central;
Acompanhe as notícias sobre o Pix e as orientações do Banco Central para se manter informado sobre as mudanças;
Adote medidas de segurança para proteger seus dados e recursos, como utilizar senhas fortes e evitar clicar em links suspeitos.
Leia também | Da Austrália ao Canadá os países com mais oportunidades de emprego em 2025
Outras mudanças
Boleto com QR Code
A mudança está prevista para entrar em vigor no dia 3 fevereiro de 2025. Contas e cobranças poderão ser pagas por meio do Pix, com um QR Code específico, inserido no próprio boleto. Atualmente, os boletos só podem ser pagos por código de barras.
Aproximação
Pagamentos por aproximação, Já em funcionamento em algumas instituições, a partir de 28 de fevereiro será ampliado, com as novas regras para o sistema Open Finance.
O cliente aproxima seu celular do dispositivo do recebedor para a transação poder ser realizada via Pix, semelhante ao que já ocorre com os cartões de pagamento, usando a tecnologia NFC (Near Field Communication).
O pagamento por aproximação pode ser feito por meio de uma carteira digital ou pelo aplicativo da instituição de relacionamento do cliente.
Comentários estão fechados.