Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Plano alimentar: 6 dicas para montar e seguir corretamente

A alimentação é tão importante quanto os exercícios físicos para a sua dieta dar certo, veja algumas dicas para montar seu plano alimentar.

Se você quer ficar mais forte ou emagrecer, um plano alimentar será fundamental para te ajudar com seu objetivo, para saber exatamente a hora de comer, o que comer e outras dicas que vão te auxiliar na realização das suas metas.

A alimentação e o descanso são tão importantes quanto os exercícios físicos para a sua dieta funcionar, por este motivo, é preciso que as suas refeições diárias sejam respeitadas, sem desculpas.

Confira os próximos tópicos e aprenda seis dicas para montar seu plano alimentar:

Planejamento alimentar / Imagem freepik

Saiba seu objetivo

Se seu objetivo é perder peso ou ganhar massa muscular, seu plano alimentar será diferente, portanto, antes de organizar a sua dieta, tenha em mente qual o seu objetivo e qual será a finalidade da sua alimentação.

Leita também | Veja 7 mitos e verdades sobre o emagrecimento

Substitua os doces

Gelatina sem açúcar, refrigerante zero e chocolate 70%, de maneira moderada, essas são ótimas opções para substituir os doces, o chocolate é bom ser consumido de maneira moderada, para evitar prejuízos na dieta.

Organização do cardápio diário

Para montar um plano alimentar, será preciso definir um cardápio diário, segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, para manter uma alimentação saudável é preciso realizar, no mínimo, três refeições principais e dois lanches:

  • café da manhã;
  • lanche da manhã;
  • almoço;
  • lanche da tarde;
  • jantar.

Leia também | Aprenda como ganhar músculos rápido e com responsabilidade

Monte um cronograma alimentar

Defina horários regulares para as refeições, considerando a distribuição adequada ao longo do dia e a sua rotina, para que você se alimente a cada três horas. Segundo a nutricionista Camila Raymundo Farias, realizar as refeições a cada 3 horas é algo que ajuda quem está em um processo de reeducação alimentar.

Consulta com um especialista

Após seguir todas as nossas dicas, converse com um nutricionista para que ele possa organizar a sua dieta conforme os seus objetivos. Lembre-se, procurar um nutricionista significa investir na sua saúde. 

Leia também | O que comer para ganhar massa muscular? 

Busque fontes confiáveis

Caso você não tenha dinheiro, é válido seguir dicas de profissionais como médicos e sites oficiais do Governo (como o Guia alimentar que citamos antes), para conseguir dicas para suas dietas. Busque manter uma alimentação limpa, saudável e longe de excessos.

Busque sempre dicas de médicos e nutricionistas, além de conselhos de medicina, nutrição ou o Ministério da Saúde. Paulo Muzy e Rodrigo Goes são dois profissionais, um médico e um nutricionista, que dão diversas dicas gratuitas e confiáveis em suas redes sociais.

Comentários estão fechados.