Já passou pela sua cabeça saber porque usamos a palavra feira no nome dos dias da semana? Diferentemente de outras línguas, os dias da semana em português têm uma particularidade, a utilização da palavra “feira”. Mas existe um motivo para isso, e diz respeito à palavra em latim “feria”, que significa “dia de descanso” ou “feriado”.
Na verdade, a palavra “feira” começou a ser utilizada no ano de 563, durante o Concílio de Braga. O que aconteceu foi que o bispo Martinho de Braga, estava insatisfeito com os nomes dos dias da semana que homenageava os deuses pagãos. Ele então resolveu propor a substituição por numerais ordinais, ficando domingo como o primeiro dia da semana.
A mudança, no início, se aplicava somente à Semana Santa, período de descanso e celebração para os cristãos. Porém, mais tarde, a prática se estendeu para todo o ano, resultando na nomenclatura que conhecemos hoje: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira.
No entanto, países como Espanha, França e Itália mantiveram os nomes originais dos dias da semana, muitos deles homenageando deuses pagãos ou corpos celestes. Essa diferença ressalta a singularidade da língua portuguesa.
Sábado e Domingo
Mas a proposta feita por Martinho de Braga não afetou os nomes de sábado e domingo. O sábado mantém sua origem no hebraico “Shabbat”, que significa “descanso”, enquanto o domingo preserva sua raiz no latim “Dominica”, que significa “Dia do Senhor”.
Confira os dias da semana em português e em outras línguas
- Segunda-feira – Lunes / Lundi / Lunedi / Dia da Lua
- Terça-feira – Martes / Mardi / Martedì / Dia de Marte
- Quarta-feira – Miércoles / Mercredi / Mercoledì / Dia de Mercúrio
- Quinta-feira – Jueves / Jeudi / Giovedì / Dia de Júpiter
- Sexta-feira – Viernes / Vendredi / Venerdì / Dia de Vênus
A partir do ano 321 d.C., os calendários ocidentais passaram a iniciar a semana no domingo, uma regra instituída pelo imperador romano Constantino. Além disso, Constantino determinou que a semana teria sete dias, referenciando a narrativa bíblica na qual Deus criou o mundo em sete dias.
Leia também | Quais letras o alfabeto ganhou depois da reforma ortográfica? Entenda
Curiosidades
Em muitos países árabes, a sexta-feira e o sábado são considerados o fim de semana, embora isso possa variar um pouco dependendo do país.
A sexta-feira é o dia mais sagrado da semana para os muçulmanos. É um dia de oração, reflexão e reunião familiar.
Os nomes dos dias da semana podem ter algumas variações na pronúncia e, ocasionalmente, nos nomes, dependendo do dialeto árabe falado em diferentes regiões.
Comentários estão fechados.