Imagens por @dcstudio / freepik
Conseguir a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o sonho de muitos trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. Para conseguir um salário vitalício sem precisar estar ativo no mercado de trabalho, no entanto, é preciso cumprir com uma série de requisitos. É possível antecipar esse processo, mas comprovando alguma doença.
Conseguir a aposentadoria paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o sonho de milhares de brasileiros que passam anos e anos contribuindo junto à Previdência Social.
Ao atingir a aposentadoria, o trabalhador consegue um benefício vitalício, onde, independente da situação, terá o seu benefício pago todos os meses pelo INSS.
Todavia, para se atingir a aposentadoria o processo não é algo muito simples, sendo necessários anos e anos de contribuição, além de se atentar às regras de cada modalidade de aposentadoria.
Contudo, para tantos outros a aposentadoria não só é um sonho como também se torna uma necessidade, principalmente para pessoas que estão doentes e se tornam incapazes permanentemente de trabalhar.
Nesse sentido, ainda sim é possível garantir uma antecipação da aposentadoria nesses casos, para isto é possível conseguir a aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente) pago pelo INSS.
Para conseguir a aposentadoria por invalidez é necessário cumprir os seguintes requisitos:
Normalmente as regras para concessão das aposentadorias mudam para homens e mulheres, contudo, na aposentadoria por invalidez não há distinção de sexo, e as regras são as mesmas em ambos os casos.
Existem ainda, três situações em que o segurado não precisará comprovar a carência para conseguir acesso à aposentadoria por invalidez, vejamos:
Veja quais doenças dispensam o segurado da carência:
Nota! A carência nada mais é do que o período mínimo de 12 meses de contribuição ao INSS, ou seja, em caso de alguma dessas doenças, o segurado não precisa se preocupar com o período de contribuição.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…