Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Portugal lança programa para ajudar estrangeiros a procurar emprego

Um programa muito importante lançado por Portugal ajuda migrantes a conseguirem oportunidades de trabalho e capacitação

O governo de Portugal anunciou recentemente o lançamento do Programa Integrar, uma iniciativa voltada para auxiliar estrangeiros que se mudaram para o país em busca de novas oportunidades de trabalho.

O projeto é coordenado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e tem como principal objetivo oferecer suporte aos estrangeiros desempregados, pessoas em busca do primeiro emprego, assim como trabalhadores que desejam mudar de área ou obter formação profissional no país.

A iniciativa surge em um momento de ajustes na política migratória portuguesa, que registrou uma redução de 24% na concessão de vistos de trabalho em 2024, quando comparada ao mesmo período do ano anterior.

O que é o Programa Integrar e como ele funciona?

Conforme informações da Comissão Europeia, o Programa Integrar foi estruturado para facilitar a inclusão social e profissional de migrantes no país, reduzindo barreiras culturais, tal como para promover a capacitação. Entre os principais serviços oferecidos pelo programa, temos:

  • Treinamento profissional: cursos e formações para qualificação e requalificação dos participantes.
  • Reconhecimento de habilidades e diplomas: suporte para validar certificações acadêmicas e experiências profissionais adquiridas no exterior.
  • Apoio na busca por emprego: assistência ativa para facilitar o ingresso no mercado de trabalho português.

O programa é estruturado em diferentes etapas, vamos citar as principais para os brasileiros:

1. Avaliação inicial: Os participantes passam por uma entrevista presencial individual, onde são analisados seu perfil, histórico profissional, necessidades e expectativas.

2. Plano personalizado de emprego e formação: Com base nessa avaliação, é desenvolvido um plano individualizado, que pode incluir cursos de capacitação, treinamentos específicos e apoio na busca por uma oportunidade de trabalho.

3. Reconhecimento de qualificações: O programa também tem como objetivo auxiliar no reconhecimento e validação de diplomas, além de orientar sobre os processos necessários para obtenção de equivalências acadêmicas e profissionais.

A criação do Programa Integrar, deixa claro a necessidade que Portugal tem em atrair mão de obra qualificada de outros países, o que é uma grande oportunidade para brasileiros. No caso, contexto como o envelhecimento populacional e escassez de trabalhadores em setores estratégicos, acabam impactando a economia do país.

Crescimento da imigração não europeia em Portugal

A política migratória de Portugal tem sido tema central nos últimos anos, especialmente diante de uma constatação, que é o aumento expressivo no número de imigrantes não europeus no país, muito motivado também pela migração de brasileiros para o país.

Um relatório da Alternative Investment Management Association (AIMA) aponta que, nos últimos cinco anos, o número de migrantes de fora da Europa quase dobrou. A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) revelou que Portugal ultrapassa um milhão de estrangeiros, e a maioria é de brasileiros.

O Relatório Anual revelou que, dos 1.044.606 estrangeiros vivendo no país, 35,3% do total são de brasileiros com autorização de residência regularizada, ou seja, 363.449 imigrantes do Brasil.

Em meio a um momento no qual Portugal vê seus números de migrantes terem uma baixa em 2024, o crescimento de estrangeiros não europeus reforça a importância de programas como o Programa Integrar, que busca garantir uma melhor inserção de estrangeiros na economia portuguesa.

Comentários estão fechados.