Devido ao alto preço dos carros e casas no Brasil, a maneira adotada pelos brasileiros para se conquistar este tipo de bem é através do financiamento. Existe todo um processo que envolve a aprovação de um financiamento, seja casa ou carro.
No entanto, independente do valor e do bem financiado, muitas pessoas acabam pensando em desistir da compra mesmo após o contrato assinado. Nesse sentido, começam a surgir dúvidas e questionamentos sobre a desistência do financiamento.
Bom, podemos adiantar que, caso você tenha feito um financiamento, assinado o contrato, mas está querendo desistir, saiba que essa é uma situação totalmente possível. Entretanto, você precisa ficar atento, pois existem prazos para a desistência.
Como mencionado no início, é, sim, possível desistir de um financiamento mesmo após assinar o contrato. Há diversas razões que levam indivíduos a optarem por cancelar um financiamento que já está em andamento; entre elas, a escassez de recursos financeiros ou parcelas consideravelmente elevadas.
Entretanto, caso seja o financiamento imobiliário, é crucial observar que a desistência ou cancelamento não pode ser realizado após o registro do contrato no cartório, exceto se houver constatação de fraude no processo.
O processo de financiamento imobiliário percorre diversas etapas, incluindo a documentação, análise jurídica e pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), entre outras. Nesse contexto, o registro no Cartório de Registro de Imóveis representa a fase conclusiva, na qual o financiamento é autorizado e a instituição transfere o valor do imóvel ao vendedor.
Leia também | 4 motivos que o banco usa para negar seu financiamento
Conforme expresso no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor:
“O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio.”
Contudo, caso seja um financiamento imobiliário, existem exceções previstas na Lei 13.786, vejamos:
“São irretratáveis os compromissos de compra e venda, cessões e promessas de cessão, os que atribuam direito a adjudicação compulsória e, estando registrados, confiram direito real oponível a terceiros.”
Dessa maneira, caso você queira desistir do financiamento antes do registro, a regra dos sete dias valerá, conforme expresso na mesma lei, vejamos:
“Os contratos firmados em estandes de vendas e fora da sede do incorporador permitem ao adquirente o exercício do direito de arrependimento, durante o prazo improrrogável de 7 (sete) dias, com a devolução de todos os valores eventualmente antecipados, inclusive a comissão de corretagem.”
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…