Trabalhar em um determinado emprego, nem sempre é uma experiência positiva. Seja por descontentamento com o salário, com o ambiente de trabalho, ou ainda por vontade própria quando se sente que está na hora de buscar novos horizontes.
Nesse sentido, muitas vezes pode dar na cabeça aquela ideia de querer pedir demissão sem pensar no amanhã. No entanto, é importante compreender os seus direitos trabalhistas e as obrigações tanto do empregador quanto do empregado antes de tomar qualquer decisão precipitada.
Indo direto ao ponto, saiba que sim, você pode pedir demissão e sair no mesmo dia do trabalho. Contudo, não recomendamos nem um pouco, não ao menos até que você saiba quais as consequências (negativas), de tomar esse tipo de atitude.
Isso porque, caso você queira sair logo no primeiro dia, assim que pedir demissão, você perderá direito ao aviso prévio, que é o período em que você deve continuar trabalhando após pedir demissão ou ser demitido. A duração do aviso prévio é de média de 30 dias.
Lembrando que, caso você não queira cumprir o período de aviso prévio, você terá que pagar um mês de salário para empresa, que será descontado de suas verbas rescisórias. Além disso, você também perderá o direito ao saque do FGTS, multa de 40% do FGTS, assim como o seguro-desemprego.
Quando o trabalhador pede demissão, ele terá direito de receber as seguintes verbas rescisórias:
Logo, caso você não queira cumprir o aviso, o valor de um mês do seu salário será descontado nas verbas que você receberá. O que pode prejudicar muito sua situação financeira.
Agora que você tem uma compreensão básica dos direitos trabalhistas envolvidos, vamos explorar como pedir demissão e encerrar o trabalho corretamente.
O primeiro passo para pedir demissão é formalizar o pedido por escrito. É recomendado redigir uma carta de demissão informando sua decisão de deixar o emprego. Na carta, você deve incluir sua identificação, a data, o motivo da demissão e a data de encerramento do contrato. É importante manter um tom profissional e educado ao redigir a carta.
Após formalizar o pedido de demissão, é necessário cumprir o aviso prévio, caso seja aplicável. Durante esse período, você ainda deverá trabalhar normalmente e cumprir todas as suas obrigações como funcionário. O não cumprimento do aviso prévio pode acarretar penalidades previstas em lei.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…