Muito se tem falado sobre o direito ao dinheiro esquecido em bancos que milhares de brasileiros terão acesso.
No entanto, existem aqueles que faleceram e possuem dinheiro “esquecido” a receber e daí surge a dúvida se esse direito é passado aos herdeiros e isso que explicaremos no artigo de hoje.
De acordo com informações divulgadas pelo próprio Banco Central milhares de pessoas e empresas podem realizar a consulta e retirar os valores.
É preciso estar atento quanto aos golpes, pois a consulta só é realizada por meio do Sistema Valores a Receber (SVR).
A consulta em relação ao dinheiro esquecido por aqueles que já faleceram também só pode ser realizada através do mesmo sistema.
Cerca de R$8 bilhões estão esquecidos e parados no banco, e no primeiro montante cerca de metade deste valor a partir do dia 7 de março. Em 2 maio, será aberta uma nova fase de consultas e resgates.
Até o momento a informação divulgada é que será possível realizar a consulta se o familiar falecido possui dinheiro esquecido em bancos, no entanto, nenhum detalhe foi divulgado quanto a retirada dos valores do familiar falecido.
No entanto, o Banco Central informou que em breve deverá realizar a divulgação dos procedimentos para os herdeiros dos falecidos, confira o que foi informado.
“Em breve o Banco Central irá divulgar os procedimentos para consulta de Valores a Receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado), nos casos em que o proprietário dos recursos não puder obter ‘login’ gov.br nível prata ou ouro” diz o Banco Central do Brasil.
Como mencionado é possível realizar a consulta em relação ao dinheiro do familiar falecido esquecido em bancos se o mesmo possui ou não, confira passo a passo:
É preciso ter muito cuidado quanto aos golpes que estão surgindo referentes ao dinheiro esquecido em bancos.
Por isso, não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp, Telegram ou qualquer outra rede social.
Principalmente não efetue nenhum pagamento caso seja solicitado para você poder ter acesso às informações do dinheiro esquecido.
Lembre-se que a consulta para verificar se há algum saldo a resgatar deve ser feita exclusivamente no sistema de valores a receber.
Confira as datas para a consulta e o agendamento do resgate, lembrando que as datas estão organizadas conforme a data de nascimento ou de fundação da empresa. Confira:
Ano de nascimento ou de criação da empresa | Período para solicitar o resgate | Data para repescagem (caso tenha extrapolado o prazo) |
Antes 1968 | De 07 a 11 de março | 12 de março |
Entre 1968 e 1983 | De 14 a 18 de março | 19 de março |
Após 1983 | De 21 a 25 de março | 26 de março |
A inteligência artificial e a automação estão transformando rapidamente o mercado de trabalho, trazendo inovações…
Se você anda por aí dirigindo pelas ruas do Brasil com sua CNH (Carteira Nacional…
Se teve uma coisa que o brasileiro sentiu falta em 2024 foram os feriados prolongados.…
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para facilitar a formalização de pequenos negócios, permitindo que…
Os brasileiros que querem trabalhar fora do país podem ter a chance de serem contratados…
Um assunto vem tomando conta dos brasileiros que estão preocupados em continuar trabalhando. Estamos falando…