Diversos brasileiros sonham em conquistar a cidadania portuguesa, mas uma dúvida frequente vem surgindo: somente o sobrenome é suficiente para se tornar um cidadão português? Saiba a resposta neste artigo!
Diversas pessoas sonham em viajar para Portugal ou para outros países da Europa para poder trabalhar e viver com mais dignidade, afinal, um trabalhador comum passa por muitas dificuldades financeiras no Brasil.
Confira os próximos tópicos e saiba se é possível conseguir cidadania portuguesa somente com o sobrenome.
A cidadania portuguesa oferece uma quantidade gigantesca de benefícios para os brasileiros, como o direito de morar, trabalhar e estudar em qualquer nação que integre a União Europeia. Para os brasileiros, isso significa uma oportunidade única de obter estudos e trabalho de qualidade, em países de primeiro mundo.
Entretanto, se você quer mesmo conquistar a sua cidadania portuguesa, é preciso entender como funciona o processo para consegui-lá. A cidadania pode ser conseguida de outras maneiras além do sobrenome, como:
Sendo bem direto, a resposta é: não. Somente o sobrenome não é suficiente para te garantir uma cidadania em Portugal, o país lusitano faz outras exigências complementares e comprobatórias.
Isso acontece porque é preciso comprovar o seu parentesco com um antepassado português, você precisará constatar que um dos seus parentes (pai, mãe, avô ou avó) é português.
Os sobrenomes podem indicar seu parentesco, mas não são uma prova inquestionável. E como citamos no tópico anterior, a cidadania pode ser conseguida de diversas maneiras.
Leia também | Como morar em Portugal: vistos e documentação necessária
Confira abaixo os documentos necessários para você conseguir sua cidadania portuguesa:
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…