Primeiro emprego: 7 profissões que não pedem experiência
Se você está procurando seu primeiro emprego, essas 7 profissões podem ser as ideias para que você encontre sua oportunidade
O primeiro emprego é um momento muito importante para os jovens que estão em busca de sua independência financeira. Apesar de ser um marco importante, é também um momento bem delicado, principalmente porque muitos jovens acabam encontrando muitas barreiras para conseguir a primeira oportunidade de trabalho.
Acontece que, na grande maioria das ofertas de emprego, costuma ser exigido um período mínimo de experiência, que acaba sendo uma grande barreira para quem não possui experiência anterior e está procurando pela primeira oportunidade.
Porém, existem profissões que costumam não exigir experiência para começar a trabalhar, e essas profissões são ideais para quem está procurando um primeiro emprego. A seguir, vamos conhecer as profissões que não pedem experiência e são excelentes escolhas para o primeiro emprego.
Como o mercado avalia quem não possui experiência?
Tudo dependerá do motivo por trás da falta de experiência dos profissionais. Normalmente, se espera a falta de experiência em profissionais que estão iniciando sua carreira ou mesmo em transição.
Dessa maneira, existem diferentes tipos de vagas de emprego, e normalmente pessoas sem experiência têm mais oportunidades ao mirar nos cargos com poucas exigências quanto a qualificações. Já quem se candidata a cargos intermediários ou de gestão, a falta de experiência é um grave prejuízo.
Você sabia?
- A idade média do primeiro emprego no Brasil é de 18 anos, e isso acontece porque muitos jovens ingressam no mercado logo após a conclusão do ensino médio.
- Ter um primeiro emprego é fundamental para construir habilidades como trabalho em equipe e responsabilidade.
- Os setores de comércio e serviços são os que mais contratam jovens para o primeiro emprego, sendo 70% das oportunidades geradas.
- Pesquisas apontam que começar a trabalhar cedo aumenta as chances de desenvolver habilidades socioemocionais e empregabilidade no decorrer da vida.
Profissões para o primeiro emprego
Existem boas opções de profissões para conseguir o primeiro emprego, são profissões que ainda que solicitem experiência anterior, a experiência acaba não sendo um requisito principal, e até mesmo pessoas que estão em busca da primeira oportunidade podem se candidatar e ter chances de ser contratado.
1. Assistente administrativo
Uma excelente alternativa para o primeiro emprego é o de assistente administrativo, especialmente para quem se interessa pelas áreas administrativas, de finanças, recursos humanos ou mesmo de marketing.
Normalmente será exigido foco, atenção, conhecimento ou facilidade para utilizar softwares de ERP ou de Planejamento de Recursos Empresariais. Uma dica, na internet existem cursos gratuitos de conhecimentos básicos sobre ERP, que poderão te ajudar muito.
2. Recepcionista
Outra carreira que costuma abrir portas para pessoas sem experiência é a de recepcionista. Aqui, o papel do recepcionista é realizar o atendimento básico dos clientes, passar uma imagem positiva, direcionar solicitações, entre outros. É uma combinação de simpatia com organização e proatividade.
3. Telemarketing
Uma das carreiras mais fáceis de seguir para quem não possui experiência é o telemarketing. Nesta área, o profissional fica responsável pelo atendimento de clientes, sendo o ponto de interação entre empresas e consumidores, e as empresas realizam vários treinamentos para te deixar apto para esse serviço.
4. Vendedor
Pessoas comunicativas e persuasivas podem encontrar grandes oportunidades trabalhando com vendas. Existe uma infinidade de negócios e estabelecimentos que lhe permitem trabalhar com vendas, seja relacionado a moda, tecnologia ou construção. Um bom português, comunicação, persuasão e visão te transformarão em um excelente vendedor.
5. Almoxarife
Empresas que possuem grandes estoques precisam de almoxarifes. Apesar de esse cargo parecer muito técnico, pessoas sem experiência acabam conseguindo se sair muito bem, afinal de contas, o segredo está na organização e atenção aos detalhes.
O almoxarife fica encarregado de manter o espaço em ordem, assim como garantir que cada produto esteja no seu devido lugar, pronto para ser retirado do estoque ou utilizado quando necessário.
6. Entregador
Pessoas com perfil mais ativo podem trabalhar como entregador. No caso, para se trabalhar nesta área, normalmente será preciso ter habilitação, seja para carro ou moto, dependendo da vaga disponível.
Os profissionais dessa área não precisam de formação, apenas responsabilidade, tanto com produtos quanto com horários, para garantir a entrega dos produtos com devido cuidado, assim como no prazo correto.
7. Caixa de supermercado
Outra profissão que não exige experiência para começar a trabalhar e acaba sendo porta de entrada para muitos profissionais é a de caixa de supermercado. Embora não seja exigida experiência, é preciso ter habilidades de gerenciar transações com precisão, ter um sorriso amigável e paciência para atender os clientes.
Comentários estão fechados.