Chamadas

Profecias do Antigo Testamento sobre o Messias que se realizaram com Jesus

Para quem nunca leu o Antigo Testamento na Bíblia Sagrada, desconhece as profecias que nele contêm sobre a vinda de Jesus Cristo, o Messias. Elas foram escritas séculos antes do nascimento de Jesus. O texto descreve momentos de sua vida e missão, que para os cristãos foram cumpridos nos Evangelhos do Novo Testamento. De acordo com esses relatos bíblicos, Jesus Cristo era de fato o Messias descrito nos livros antigos.

O Messias nasceria de uma mulher

A profecia de que o Messias nasceria de uma humana está descrita em Isaías 7:14. “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel.” Todos acreditam que esse versículo é uma profecia sobre o nascimento de Jesus Cristo, relatado em Mateus 1:22-23 e Lucas 1:26-31.

“Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor dissera pelo profeta: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco””.

Nascimento em Belém

Também o nascimento de Jesus em Belém foi profetizado no Velho Testamento. O relato está em Miqueias 5:2 – “Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Realmente, Jesus nasceu em Belém. Conforme está descrito em Mateus 2:1-6 e Lucas 2:4-7.

“Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.

Descendente de Davi

No Antigo Testamento, é profetizado que o Messias seria descendente de Davi, conforme está descrito em Jeremias 23:5 – “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.” Essa profecia também está relatada em Mateus 1:1 e Lucas 3:31.

“…E Eliaquim de Meleá, e Meleá de Mená, e Mená de Matatá, e Matatá de Natã, e Natã de Davi…”

Ministério na Galileia

O ministério de Jesus na Galileia é descrito no livro de Isaías 9:1-2 – “Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade; como nos primeiros tempos, Ele tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e aos que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” O ministério de Jesus na Galileia é mencionado em Mateus 4:12-16.

“Jesus vai para a Galileia e morar em Cafarnaum, para cumprir uma profecia de Isaías”. 

Leia também | Concurso PF é autorizado com MIL vagas na área Policial

Morte e ressurreição

Um dos momentos mais dramáticos da vida de Jesus foi profetizado por Isaías 53:5-6 – “Mas ele foi ferido devido às nossas transgressões, e esmagado devido às nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.” 

Os cristãos acreditam que essa passagem relata o sofrimento, morte e redenção por Jesus. Estes momentos estão relatados nos Evangelhos de Mateus 27, Marcos 15, Lucas 23 e João 19.

“…Levando a sua própria cruz, ele saiu para o lugar chamado Caveira (que em aramaico é chamado Gólgota). Ali o crucificaram, e com ele dois outros, um de cada lado de Jesus. Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. Muitos dos judeus leram a placa, pois o lugar em que Jesus foi crucificado ficava próximo à cidade, e a placa estava escrita em aramaico, latim e grego…”

O Velho Testamento contém muitas profecias que os cristãos acreditam estarem relacionadas a Jesus. São passagens que ajudam na compreensão do papel messiânico de Jesus na fé cristã. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Concurso PF é autorizado com MIL vagas na área Policial

Na sexta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a autorização para a…

16 horas atrás

Língua Portuguesa ganha nova palavra. Veja qual

As mudanças no comportamento da sociedade nos dias atuais mexem até mesmo com novas palavras…

21 horas atrás

Por que usamos ‘feira’ no nome dos dias de semana?

Já passou pela sua cabeça saber porque usamos a palavra feira no nome dos dias…

23 horas atrás

Tecnologia acabou com várias profissões. Saiba quais

Os avanços da tecnologia vem mexendo com a vida de muita gente, que estão começando…

1 dia atrás

Vitória? Governo lança plataforma de streaming 100% brasileira de graça

Se você é fã de cinema brasileiro, prepare-se para uma novidade que promete sacudir o…

2 dias atrás

Carnaval e quarta-feira de cinzas: quando tem que trabalhar?

Ah, o Carnaval! Tempo de festa, bloquinhos, fantasias e muita animação. Mas, depois de tanta…

2 dias atrás