Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Profissões fracassadas: 10 cargos que vão ACABAR em 4 anos

Essas profissões podem acabar muito antes do que as pessoas imaginam

O mundo está em constante evolução, evolução essa que impacta diretamente diversos profissionais. Isso porque, da mesma forma que o mercado vai pedir por novos profissionais de novas áreas, antigas profissões vão deixar de existir devido ao avanço tecnológico.

Você já parou para pensar qual sua ligação com sua profissão? Será que você a ama de verdade? Gosta do que está fazendo? Mas você já se perguntou, se essa é uma profissão que tem futuro ou se é uma profissão que pode acabar muito em breve?

Independente da sua resposta para essas perguntas, o fato é que o mercado está se adaptando, e algumas profissões, de fato, vão deixar de existir mais rápido do que muitos imaginam.

Um relatório realizado pelo Fórum Econômico Mundial, o The Future of Jobs Report 2023, analisou o futuro e o trabalho de diversas profissões e identificou quais são as próximas profissões que vão acabar num prazo de quatro anos.

10 profissões que vão acabar em 4 anos

Confira as 10 profissões listadas pelo The Future of Jobs Report, que identificou quais são as profissões que devem acabar em pouquíssimo tempo:

  1. Assistente de registro de produtos e de estoque;
  2. Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros 
  3. Caixa de banca e funcionários relacionados;
  4. Caixas e cobradores;
  5. Escriturários de contabilidade;
  6. Escriturários de entrada de dados;
  7. Funcionário dos Correios;
  8. Legisladores e oficiais judiciários;
  9. Secretários administrativos e secretários executivos;
  10. Vendedores que batem de porta em porta, ambulantes e relacionados.

Por que essas profissões podem deixar de existir?

Com base no que informa o relatório The Future of Jobs Report 2023, a extinção de diversas profissões estão ligadas ao posicionamento do mercado de trabalho, onde, os serviços vêm sendo cada vez mais automatizados e com novas tecnologias.

Podemos dar como exemplo, atividades que envolvem funções repetitivas, como, por exemplo, caixas de supermercado que muito em breve devem ser substituídos por sistemas automatizados com Inteligência Artificial.

Isso porque uma máquina onde haverá um investimento inicial, mas não haverá mais pagamentos de salário, que reduzem infinitamente o número de erros, se tornará muito mais vantajoso do que ter uma pessoa ali, exercendo aquela função.

Outras atividades que para continuar dependem de habilidades específicas e técnicas, como profissionais de contabilidade, podem ser facilmente automatizadas com a tecnologia e também podem desaparecer nos próximos anos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.