Profissões mais procuradas em Portugal que facilitam a obtenção do visto
Para quem deseja se mudar para Portugal, algumas profissões e áreas podem garantir o visto de trabalho com mais facilidade
Segundo dados do EUROSTAT, cerca de 57 mil vagas de emprego foram registradas em Portugal em junho deste ano. Diversas empresas portuguesas estão enfrentando, em particular, desafios relacionados a contratação de profissionais em setores como tecnologia da informação, saúde, hotelaria, agricultura, energias renováveis, entre outros.
Em outras palavras, isso quer dizer que estrangeiros que desejam se mudar para Portugal e que podem assumir papéis nos setores com a maior escassez de mão de obra, podem obter o visto de trabalho português com mais facilidade.
Para simplificar ainda mais para estrangeiros que desejam se mudar para o país em busca de trabalho, o governo português lançou no ano passado o programa “Trabalhar em Portugal”, que ajuda imigrantes a obterem os documentos necessários para darem a entrada de permanência legal no país, tal como oferecer oportunidades de trabalho.
Um dos fatores que acaba contribuindo para a dependência de Portugal aos trabalhadores estrangeiros, é o fato de que este é um dos países com uma das populações mais velhas da Europa. Segundo o Statista, 23% da população portuguesa tem mais de 65 anos.
Profissões mais procuradas em Portugal
As empresas em Portugal procuram empregar principalmente os estrangeiros que exercem atividade em algumas das seguintes ocupações:
Tecnologia da Informação
Os empregos neste setor incluem atividades como desenvolvedor de software, analista de dados, engenheiros de TI e áreas específicas de especialização. O salário médio de um desenvolvedor de software é de 50.360 euros por ano.
Saúde
Neste setor, médicos e enfermeiros são os profissionais mais procurados. O salário médio anual de um médico em Portugal varia dependendo da sua especialização, no entanto, gira em torno de 84.488 euros por ano. Já enfermeiros ganham em média 31.702 euros por ano.
Hospitalidade e turismo
O setor de hospitalidade e turismo necessita de muitos estrangeiros, especialmente em hotéis, restaurantes, bares, cafés e turismo no geral. O salário médio de um cozinheiro é de 27.797 euros por ano. Já garçons ganham 14.609 euros por ano, enquanto recepcionistas recebem 18.100 euros ao ano.
Agricultura
O setor de agricultura necessita especialmente de trabalhadores sazonais, especialmente para a colheita de frutas e vegetais. Segundo o SalaryExpert, os trabalhadores que atuam na colheita de frutas e vegetais recebem em média 10.628 euros por ano.
Construção
Na área de construção, encanadores e eletricistas qualificados possuem alta demanda. O salário de um encanador é de 30 mil euros por ano, e de um eletricista de 31.199 euros ao ano.
Energia renovável
O setor necessita especialmente de profissionais com experiência em instalação, manutenção e desenvolvimento. Os salários variam muito dependendo da ocupação. Por exemplo, um instalador de sistema de painel solar é de 29.338 euros ao ano.
Custo de vida em Portugal
Para quem tem o desejo de se mudar para Portugal, é importante verificar primeiro as despesas de subsistência no país. Atualmente, Portugal é o 28º lugar na Europa e 66º no mundo, segundo o Índice de Custo de Vida da Numbeo.
As despesas mensais estimadas de uma pessoa solteira, sem incluir o aluguel, são de 617 euros por mês. Por outro lado, alugar um apartamento de um quarto no centro da cidade custa em média 774 euros por mês.
Para quem pretende economizar dinheiro, uma dica é considerar morar um pouco mais afastado do centro, onde um apartamento custa em média 600 euros por mês. Já o bilhete de ida do transporte local custa em média 1,75 euros, enquanto o bilhete mensal custa 40 euros.
As despesas mensais para uma família de quatro pessoas custam em média 2.170 euros, sem contar o aluguel. Enquanto o aluguel mensal de um apartamento de três quartos no centro é de 1.276 euros. Já um apartamento semelhante fora do centro da cidade custa em média 1000 euros por mês.
Comentários estão fechados.