Chamadas

Proposta sobre fim da jornada 6×1 repercute nas redes sociais

A jornada 6×1 é quando o funcionário trabalha por 6 dias seguidos, geralmente com uma jornada diária de 7 horas e 20 minutos, totalizando 44 horas semanais. Sendo que ele terá após os 6 dias de trabalho, um dia inteiro de descanso.

Essa jornada beneficia as empresas que precisam oferecer seus serviços todos os dias da semana, em diferentes horários. Está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é considerada uma forma válida de organizar a jornada de trabalho.

A adaptação desse modelo de jornada, incluindo os ajustes na escala de folgas, pode ser feita por meio de acordos coletivos ou individuais, sempre respeitando o limite máximo de horas trabalhadas por semana e os direitos dos trabalhadores garantidos pela legislação trabalhista.

Fim da jornada de trabalho 6×1

O fim da jornada de trabalho adotada ganhou destaque nas redes sociais. No domingo (10), o debate sobre a proposta ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos pelos internautas na rede social X.

O debate girou em torno da Proposta de Emenda à Constituição apresentada pela deputada Érica Hilton, do PSOL-SP, na Câmara dos Deputados, que pede a extinção da jornada 6×1. A deputada tem se mobilizado nas redes sociais para pressionar os deputados a assinarem o requerimento de apoio à proposta. Ela conseguiu até agora, mais da metade das 171 assinaturas que são necessárias para a proposta ser apresentada oficialmente. Depois, para ser aprovada são necessários ainda 308 votos em dois turnos de votação.

Érica Hilton afirmou que a escala 6×1 é desumana porque tira do trabalhador o direito de passar mais tempo com sua família, se divertir, de procurar ou se qualificar para um emprego melhor. Segundo a deputada, essa jornada “é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador.”

A proposta teve origem no Movimento Vida Além do Trabalho e recebeu o apoio da deputada. A petição online em defesa da iniciativa já conseguiu a adesão de 1,3 milhão de assinaturas.

Leia também | Os 10 piores estados para conseguir emprego de carteira assinada

Outras jornadas de trabalho

  • 5×1: Nessa escala, o trabalhador trabalha 5 dias seguidos e tem 2 dias de folga. É uma das mais tradicionais e utilizadas em diversos setores.
  • 5×2: Similar à 5×1, mas com uma distribuição diferente dos dias de trabalho e descanso ao longo da semana.
  • 4×2: Nesse modelo, o funcionário trabalha 4 dias seguidos e tem 3 dias de folga. É uma escala que vem ganhando popularidade por oferecer mais dias de descanso.
  • 12×36: Muito utilizada em áreas como segurança e vigilância, o trabalhador trabalha 12 horas seguidas e descansa 36 horas. Foi regulamentada pela reforma trabalhista de 2017, mas exige acordo entre as partes ou negociação coletiva.
  • 18×36: Semelhante à 12×36, mas com jornadas de trabalho mais longas.
  • 24×48: Nessa escala, o funcionário trabalha 24 horas seguidas e descansa 48 horas. É comum em áreas que exigem plantões prolongados.
Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

MEI pode trabalhar de carteira assinada. O que diz a regra?

O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para facilitar a formalização de pequenos negócios, permitindo que…

2 horas atrás

10 empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior

Os brasileiros que querem trabalhar fora do país podem ter a chance de serem contratados…

13 horas atrás

Saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6×1

Um assunto vem tomando conta dos brasileiros que estão preocupados em continuar trabalhando. Estamos falando…

17 horas atrás

Brasileiro está perdendo o hábito da leitura, diz pesquisa

A leitura leva a pessoa ao conhecimento, a ter uma ótima gramática e também saber…

19 horas atrás

Conheça as cidades brasileiras que tem baixo custo de vida

O Brasil tem lugares ótimos e lindos para se morar com qualidade de vida e…

20 horas atrás

7 cursos de graduação para quem não sabe o que quer fazer

Para você pode ser desafiador a hora em que terá que escolher um curso de…

21 horas atrás