Nesta sexta-feira (24), começam as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025. O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições seguem até o dia 28 deste mês.
O estudante para participar precisa ter concluído o ensino médio e participado do Enem 2023 e 2024, com uma média mínima de 450 pontos nas provas e sem zerar a redação. A renda familiar bruta mensal por pessoa deve atender aos critérios estabelecidos para cada tipo de bolsa (integral ou parcial).
O candidato que participou do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, que participou do exame para se autoavaliar, sem concluir o ensino médio no ano passado, não poderá se inscrever.
A classificação para o Prouni 2025 será baseada na melhor média obtida pelo candidato nas edições do Enem 2023 ou 2024. Veja os principais pontos da classificação:
Melhor Média: A classificação considerará a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
Modalidade de Concorrência: A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo candidato (ampla concorrência, políticas afirmativas para pessoas com deficiência, autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas).
Curso, Turno e Local de Oferta: A classificação também levará em conta o curso, turno e local de oferta da instituição de ensino.
Ordem Decrescente: Dentro de cada modalidade, será obedecida a ordem decrescente das notas.
Segundo a Agência Brasil, o resultado da primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 4 de fevereiro, no site do Prouni, no portal Acesso Único. Já a segunda chamada sairá no dia 28 fevereiro.
Após as duas divulgações, o candidato não contemplado pode participar da lista de espera do Prouni. A inscrição deverá ser feita também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 26 e 27 de março.
Em 1º de abril, será disponibilizado o resultado da lista de espera no mesmo site para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.
O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá entregar – entre 4 a 17 de fevereiro – a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado, para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.
Leia também | Saiba quais são as línguas mais faladas no mundo
Acesse o Portal: Vá para o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Faça o Login: Use seu número de CPF e a senha da conta gov.brpara acessar o sistema.
Escolha as Opções de Curso: Você pode selecionar até duas opções de curso, turno e instituição, conforme sua preferência.
Verifique os Dados: Confirme se todas as informações estão corretas antes de concluir a inscrição.
Finalize a Inscrição: Clique em “Confirmar inscrição” para finalizar o processo.
As inscrições começam nesta sexta-feira, 24 de janeiro, e terminam em 28 de janeiro.
Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…
Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…
Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…
O mercado de trabalho nunca foi tão desafiador quanto hoje, afinal as vagas que antes…
O mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo quanto agora, afinal todo ano surgem novas…
O desemprego é uma situação bem complexa na vida dos brasileiros. Atualmente, quase 8 milhões…