Chamadas

Psicóloga social de Harvard diz que ‘Solteiros são felizes e, depois dos 40, ainda mais’

A ideia que passa na cabeça de todos é que depois dos 40 anos você precisa estar casado e ter constituído uma família. Mas uma recente pesquisa da cientista de Harvard, Bella DePaulo, afirma que os solteiros são mais felizes, especialmente após os 40 anos. Essa pesquisa traz uma nova perspectiva sobre a felicidade e o bem-estar, desafiando estereótipos e preconceitos.

De acordo com DePaulo, muitas pessoas solteiras chegam a dizer que tiveram um aumento na felicidade à medida que estão envelhecendo, especialmente após os 40 anos.

A cientista argumenta que os solteiros tendem a manter mais laços sociais e investir mais em seus hobbies e interesses pessoais. Sendo isso um fator primordial para ter aquele senso de realização e bem-estar. Para ela, ser solteiro permite maior independência e liberdade para tomar decisões sem compromissos.

Leia também | 8 coisas de final de ano que podem estragar seu Ano Novo

O que a Pesquisa Revela

A pesquisa realizada por DePaulo mostra que a felicidade não é um destino exclusivo das pessoas casadas. Ela afirma que solteiros, ao contrário do que se imagina, podem ter vidas repletas de satisfação e bem-estar.

Foi interessante observar que a pesquisa chega a conclusão de que a felicidade dos solteiros parece aumentar com a idade, especialmente após os 40 anos, ou seja, ser solteiro não é um obstáculo para a felicidade a longo prazo.

A pesquisadora partiu de uma experiência própria, de ser solteira. Hoje, aos 71 anos, afirma que esse sentimento nunca mudou e que, apesar do que muita gente à sua volta acreditava, ser solteira permitiu a ela viver uma vida com absoluta plenitude.

Existe uma crendice de que ser solteiro é ser solitário. DePaulo diz que muitos solteiros possuem redes sociais fortes e ricas vidas sociais.

A solteirice pode proporcionar um alto grau de autonomia e liberdade, permitindo que as pessoas se dediquem a seus próprios interesses e objetivos de vida.

Parece que os solteiros conseguem ter relacionamentos profundos com amigos, familiares e colegas de trabalho. Na verdade, as pessoas nessa condição de vida, têm mais tempo para se dedicar a si mesmo, o que leva a ter um maior autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

DePaulo é psicóloga social da Universidade Harvard, nos EUA, e autora do livro Singles by Nature (“Solteiros por natureza”, em tradução livre).

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

3 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

3 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

4 semanas atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

1 mês atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

1 mês atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

1 mês atrás