Quais as principais diferenças entre estágio e Jovem Aprendiz / Imagem freepik
Algumas pessoas podem até mesmo confundir Estágio e Jovem Aprendiz, no entanto, são duas modalidades de inserção no mercado de trabalho bastante comuns, mas com características e objetivos distintos.
Estágio
O objetivo do estágio é complementar a formação acadêmica, permitindo que o estudante coloque em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
Para trabalhar, o estagiário precisa estar matriculado e frequentando um curso de nível superior, técnico ou profissionalizante.
Não terá vínculo empregatício formal. A relação é estabelecida por meio de um termo de compromisso. Porém, ele terá alguns direitos como bolsa-auxílio, auxílio-transporte e, em alguns casos, seguro contra acidentes pessoais.
A duração máxima do estágio é determinada pela lei e pode variar de acordo com o nível de ensino e a modalidade do curso.
Jovem Aprendiz
O objetivo do Jovem Aprendiz é oferecer uma primeira oportunidade de trabalho ao jovem, combinando atividades práticas com a formação teórica.
Para participar do programa Jovem Aprendiz, o jovem deve ter entre 14 e 24 anos de idade (ou até 29 anos para pessoas com deficiência) e estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental. Neste caso, o jovem terá vínculo empregatício formal, com registro na Carteira de Trabalho. Poderá contar com os mesmos direitos de um trabalhador com carteira assinada, como salário mínimo, férias, 13º salário, FGTS e benefícios sociais.
A duração do contrato de aprendizagem pode variar, mas não pode exceder dois anos.
O programa Jovem Aprendiz foi criado em 2003, com o objetivo de promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho.
Leia também | Trabalhador é obrigado a aceitar tirar férias coletivas?
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…