Algumas pessoas podem até mesmo confundir Estágio e Jovem Aprendiz, no entanto, são duas modalidades de inserção no mercado de trabalho bastante comuns, mas com características e objetivos distintos.
Estágio
O objetivo do estágio é complementar a formação acadêmica, permitindo que o estudante coloque em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
Para trabalhar, o estagiário precisa estar matriculado e frequentando um curso de nível superior, técnico ou profissionalizante.
Não terá vínculo empregatício formal. A relação é estabelecida por meio de um termo de compromisso. Porém, ele terá alguns direitos como bolsa-auxílio, auxílio-transporte e, em alguns casos, seguro contra acidentes pessoais.
A duração máxima do estágio é determinada pela lei e pode variar de acordo com o nível de ensino e a modalidade do curso.
Jovem Aprendiz
O objetivo do Jovem Aprendiz é oferecer uma primeira oportunidade de trabalho ao jovem, combinando atividades práticas com a formação teórica.
Para participar do programa Jovem Aprendiz, o jovem deve ter entre 14 e 24 anos de idade (ou até 29 anos para pessoas com deficiência) e estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental. Neste caso, o jovem terá vínculo empregatício formal, com registro na Carteira de Trabalho. Poderá contar com os mesmos direitos de um trabalhador com carteira assinada, como salário mínimo, férias, 13º salário, FGTS e benefícios sociais.
A duração do contrato de aprendizagem pode variar, mas não pode exceder dois anos.
O programa Jovem Aprendiz foi criado em 2003, com o objetivo de promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho.
Leia também | Trabalhador é obrigado a aceitar tirar férias coletivas?
No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…