Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Quais empregos serão os primeiros a serem substituídos pela IA?

Os primeiros empregos a serem vitimas da Inteligência Artificial são mais comum do que a maioria das pessoas imaginam

Quando falamos de Inteligência Artificial (IA), não estamos mais falando de uma possibilidade, de um conceito, mas sim de uma realidade que está aos poucos transformando as indústrias e consequentemente vai modificar completamente o mercado de trabalho, de maneira como talvez nunca se viu antes.

Muito embora a Inteligência Artificial seja uma tecnologia que beneficiará muito as indústrias, com muito mais produtividade, eficiência e ainda reduzindo riscos e erros, não há como negar que também significa uma certa ameaça para alguns tipos diferentes de emprego.

Se você também está na dúvida sobre quais serão os primeiros empregos a serem atingidos pela implementação mais aprofundada da Inteligência Artificial, nós decidimos trazer um estudo de caso da Forbes que fala justamente sobre isso, sobre quais devem ser os empregos que a IA deve substituir primeiro.

Leia também | 7 profissões que ainda não existem e serão comuns daqui 5 anos

Empregos que a IA substituirá primeiro

Quando falamos de empregos e profissões que devem ser as primeiras a serem substituídas, muitos especialistas apontam que serão as funções que trabalham mais com repetição, facilmente automatizadas por sistemas inteligentes e que, não dependem necessariamente da subjetividade humana.

Atendimento ao cliente

Graças aos chatbots e assistentes virtuais com tecnologias de IA, o setor de atendimento ao cliente deverá sofrer uma mudança muito profunda nos próximos anos. Afinal de contas, essas tecnologias podem resolver problemas, esclarecer dúvidas, fazer reservas, entre outras, 24h por dia com respostas personalizadas e a compreensão do problema.

Esse setor, apesar de depender da empatia humana, muitas vezes, as pessoas acabam optando pela resolução do problema com mais facilidade, do que a preocupação de estar ou não falando com um humano real, o que pode mudar profundamente essa área em pouquíssimo tempo.

Tarefas administrativas e entrada de dados

Outra área que deve ser profundamente impactada pela IA é a de tarefas administrativas e entrada de dados. Principalmente porque uma IA é milhares de vezes mais rápida e eficiente no processamento de dados e organização com mais precisão do que qualquer humano pode ser.

Os novos sistemas que contam com tecnologias de IA podem inserir, gerenciar, organizar dados com uma eficiência superior a de qualquer humano, reduzindo profundamente a possibilidade de erros em questão de segundos, algo que um humano levaria horas e ainda poderia ter erros.

Trabalhadores de linha de montagem

Outro setor que deve ser amplamente afetado pela IA está relacionado aos empregos relacionados a fabricação e as linhas de montagem. Robôs equipados com Inteligência Artificial podem realizar a montagem de produtos, soldagem e embalagem com uma maior eficiência e precisão do que qualquer humano.

Uma linha de montagem mais barata (afinal, não terá salários de funcionários, ausências, entre outras questões), mais eficiente, mais rápida e com maior precisão, de longe, é o que as indústrias querem para se manter cada vez mais competitivas.

Caixas

Aos poucos, diversas grandes lojas estão implementando ferramentas para que quem queira, faça o seu próprio pagamento, sem a necessidade de se dirigir a um caixa humano, em uma fila enorme para ter que pagar. Essa tecnologia, aos poucos, está se espalhando, e uma hora, as pessoas perceberão como é mais prático e os caixas humanos serão cada vez mais, menos necessários.

Trabalhados de análises básicas de dados

Trabalhadores com funções mais básicas, que precisam fazer análises financeiras mais simples, ou terem que gerar relatórios mais padronizados, também estão na mira da Inteligência Artificial e automação.

Afinal de contas, os sistemas de IA são capazes de processar um grande volume de dados, identificando tendências e relatórios em uma velocidade e precisão milhares de vezes superior a de qualquer humano. Questões que serão cada vez mais apreciadas pelas empresas que querem ter mais agilidade nos processos de tomada de decisão.

Tradução

Diferente de um tradutor comum como existem vários por aí. A Inteligência Artificial é capaz de traduzir dados mais complexos entendendo exatamente a mensagem que o texto original quer passar e traduzi-lo com a mesma mecânica.

Antes, mesmo com tradutores de texto online, os profissionais da tradução tinham um grande diferencial, mas com a implementação da IA, que de fato, compreende o contexto, fica difícil competir com essa nova tecnologia.

Comentários estão fechados.