O Brasil é um dos países mais inseguros do mundo. Um levantamento realizado pelo Instituto de Economia e PAZ (IEP), colocou o Brasil na 132ª posição no ranking global de segurança, fazendo parte da lista de países menos seguros do mundo, junto com a Palestina e Israel que estão em guerra.
No nosso país, a violência se trata de um fenômeno sócio-histórico e estrutural da constituição social, contudo, além dos antecedentes históricos, o tráfico de drogas, disputa de mercados por facções rivais, governos com políticas extremamente frágeis e a desigualdade social, são fatores que impactam na violência do nosso país.
Contudo, apesar do cenário pouco positivo do nosso país, existem algumas regiões e, especialmente, algumas cidades que possuem uma realidade completamente diferente daquilo que vemos diariamente na internet, redes sociais e na TV.
Pois é, existem cidades no Brasil das quais podemos chamá-las de seguras, em que você se sentirá muito mais confortável andando a noite, sem ter que se preocupar o tempo todo em sofrer com algum tipo de crime.
Para descobrir as cidades mais seguras do Brasil, utilizaremos os dados coletados no Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, assim com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Começando nosso top 10, temos Poá, um pequeno município localizado na região metropolitana de São Paulo. A cidade conta com 103 mil habitantes e é registrado uma média de 5,1 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Além de ser segura, possuí um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,771, considerado bem alto.
Lavras é um município tranquilo, que conta com 104 mil habitantes, é também uma das cidades mais seguras do Brasil, registrando 4,8 óbitos para cada 100 mil habitantes. O foco principal da cidade é o setor metalúrgico, agroindustrial e têxtil, além disso, conta com a conhecida Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Votorantim fica localizada na região metropolitana de Sorocaba. Possuí 122 mil habitantes e registra uma média de 4,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes. O município possuí uma economia baseada em indústrias, e é conhecida como a capital do cimento.
Araraquara está a 270 km de distância da capital paulista e é uma das cidades mais seguras do Brasil, com média de 3,9 assassinatos para cada 100 mil habitantes. O município é conhecido como polo educacional, contando com diversas escolas e universidades de qualidade, tendo um total de 242 mil habitantes.
Brusque é a segunda cidade mais segura de Santa Catarina. Possuí uma população de 141 mil habitantes e fica localizada na região de Blumenau. O município possuí um índice de 3,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes. É um local forte no mercado têxtil; por isso, é conhecida como a cidade dos tecidos, e o bom é que está localizada a apenas 99 km de distância de Florianópolis.
Leia também | Conheça os 10 estados mais violentos e os mais seguros do Brasil
Indaiatuba é um município com 266 mil habitantes, localizada a 100 km da capital paulista. Os índices de assassinato são de 3,5 para cada 100 mil habitantes, colocando-a como uma das cidades mais seguras do Brasil.
A cidade é vizinha de Campinas, e está apenas 10 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, o que facilita e muito a vida de quem pensa em viver neste município tranquilo e confortável.
Dentre as cidades mais seguras do Brasil está Botucatu, com uma população de 136 mil habitantes, a cidade possuí um índice de 3,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Botucatu fica a 235 km da capital paulista e é conhecida como a cidade dos bons ares, pelo ar e clima, além de ficar a 840 metros de altitude.
Figurando no top 3 de cidades mais seguras do Brasil, temos Várzea Paulista, uma cidade com população de 123 mil habitantes e uma média de 3,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes. O município fica a apenas 45 km da capital.
Várzea Paulista é o municípios que mais exporta orquídeas no mundo, tendo o maior orquidário da América Latina, além disso, é uma cidade bem industrial.
Em segundo lugar temos Salto no estado de São Paulo. O município com 142 mil habitantes está localizado entre as cidades de Indaiatuba e Itu, e possuí cerca de 3,1 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Salto faz parte da Região Metropolitana de Sorocaba, e é uma excelente cidade para se viver.
Jaraguá do Sul fica localizado em Santa Catarina, a 182 km da capital Florianópolis. O município com pouco mais de 182 mil habitantes é considerada a cidade mais segura do Brasil, com índice de 2,3 assassinatos para cada 100 mil habitantes.
A cidade, além de ser extremamente segura, é a quinta maior economia de Santa Catarina, e possuí diversas indústrias como a WEG, Metalúrgica Menegotti, Metalúrgica TS, além de empresas de confecção como a Malwee e Marisol.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…