Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Quais são as dívidas que podem e não podem sujar o nome?

Muitas pessoas se perguntam se são todas as dívidas que podem sujar o nome. Você quer saber a resposta? Então confira nossa explicação

As dívidas fazem parte da realidade de milhares de brasileiros. Para se ter uma ideia, atualmente cerca de 70 milhões de pessoas estão com o nome sujo. Devido ao grande número de pessoas negativas, que, inclusive, não para de crescer, é importante entender quais delas podem afetar ou não o seu nome.

Isso porque, muitas pessoas que estão na corda bamba, para uma possível negativação do nome, ficam em dúvida se são todas as dívidas que podem sujar o nome ou se existem dívidas específicas que levam a negativação do nome.

Pensando nisso, hoje nós vamos explicar exatamente quais são as dívidas que podem sujar o nome, e se de fato, existem dívidas que não levam ao nome sujo. Está curioso para saber a resposta dessa pergunta? Então é simples, basta continuar a leitura.

Quais dívidas NÃO podem sujar o nome?

Muitas pessoas acreditam que não são todas as dívidas que podem levar a negativação do nome, que normalmente somente dívidas com o banco ou de valores mais altos podem levar o cidadão a ter o nome sujo, contudo, essa informação está completamente equivocada.

Isso porque, precisamos esclarecer que qualquer dívida, independente de sua origem, se é uma dívida com banco, uma conta de luz, ou ainda independente do seu valor, sejam dívidas de alto ou de baixo valor, qualquer uma delas pode, sim, levar à negativação do seu nome.

Entretanto, o que também precisa ficar claro é que não basta ficar devendo para que o seu nome fique sujo, existem situações específicas que podem fazer com que seu nome seja negativado.

Leia também | Caixa lança campanha de negociação de dívidas com até 90% de desconto

Dívidas que podem sujar o nome

Como observado no tópico anterior, não basta existir uma dívida para ter o nome negativado, isso porque, para que essa situação aconteça, são necessárias algumas ações por parte do credor. Vamos entender em quais situações o seu nome pode ser negativado por cada tipo de dívida.

Quando uma pessoa possui dívidas com uma empresa

Na situação em que uma pessoa faz uma compra ou ainda, que contrate algum serviço de uma empresa ao qual não houve o pagamento, a dívida não leva a negativação automática.

O motivo para isso é simples, é que o credor primeiro irá te cobrar e tentar negociar o débito em aberto, onde, caso não consiga negociar, o credor então acionará os órgãos de proteção ao crédito.

A partir daí, os órgãos de proteção ao crédito, como, por exemplo, SPC, Boa Vista e Serasa, vão entrar em contato com você e vão avisá-lo que seu nome será negativado.

Logo, a dívida em aberto por si só não gera a negativação, para que isso ocorra, será preciso que o devedor acione os órgãos de proteção ao crédito sobre a pendência financeira em aberto, somente a partir daí que seu nome pode sujar.

E sim, se a empresa nunca comunicar a dívida aos órgãos de proteção ao crédito, mesmo que você esteja devendo, seu nome não será negativado (mas isso é extremamente raro).

Quando ocorre um protesto em cartório

De maneira semelhante ao caso anterior, a dívida não recebida por si só não gera a negativação do nome, contudo, o credor poderá acionar o cartório para informar que não houve o pagamento de uma dívida em aberto.

Sendo assim, o cartório enviará uma notificação para você, alegando a existência de uma dívida em aberto, onde, caso não seja regularizado, o próprio cartório se encarregará de comunicar a dívida junto aos órgãos de proteção ao crédito, assim, a partir desta ação você estará com o nome sujo.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.