Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Quais são os instrumentos mais fáceis de aprender a tocar?

Muitas pessoas gostam de instrumentos musicais mais não sabem tocar. Seja para você ou para seu filho, escolher um instrumento para se tocar traz diversos benefícios, como, por exemplo, o desenvolvimento das partes do seu cérebro que controlam habilidades motoras, a capacidade de escuta e o estímulo a memória.

Um fato curioso sobre aprender um instrumento é que, um estudo realizado pela Universidade de Harvard em 2003, descobriu que o cérebro dos músicos tinham mais massa cinzenta, ou seja, aprender um instrumento, fará com que seu cérebro se torne maior.

Logo, tocar um instrumento vai muito além de apenas fazer som. E se você quer aprender um instrumento ou quer que seu filho comece a aprender, vamos listar os instrumentos que são classificados como os mais fáceis para se aprender.

Bongô

Bongô / Imagem reprodução

O bongô é um instrumento muito antigo, do qual não se sabe ao certo de onde surgiu, contudo, os primeiros usos do instrumento foram registrados por culturas afro-cubanas no final do século XIX.

Bongôs são excelentes instrumentos para começar a tocar, especialmente para ensinar ritmo e percussão básica, além disso, é um instrumento barato e portátil, sendo um excelente instrumento para começar a aprender.

Pandeiro

Pandeiro / Imagem reprodução

O pandeiro é outro instrumento relativamente mais fácil de se aprender, além de ser incrivelmente versátil. Lembrando que existem tipos diferentes de pandeiros, mas todos eles possuem uma estrutura similar.

Esse é um excelente instrumento para ensinar elementos básicos de percussão, além disso, é um instrumento que pode acompanhar praticamente qualquer coisa.

Gaita

Gaita / Imagem reprodução

A Gaita é um instrumento relativamente mais fácil de se aprender, possuí um som muito legal, é barato e cabe no bolso. Existem diversos tipos de gaitas, contudo, a mais fácil de aprender é a gaita diatônica.

Diatônica significa que os 10 furos na gaita possuem apenas notas encontradas em escala maior, ou seja, você não pode tocar notas erradas, tornando a gaita diatônica um instrumento muito mais simples para aprender a tocar.

Baixo

Baixo / Imagem reprodução

O baixo é um excelente instrumento para se aprender a tocar. Apesar de ser um instrumento subestimado, a verdade é que o baixo é fundamental para fazer ligação entre instrumentos harmônicos e melódicos com instrumentos percussivos e é relativamente mais simples de se aprender a tocar.

Teclado

Teclado / Imagem reprodução

Outra excelente opção de instrumento para aprender a tocar é o teclado. O instrumento é portátil e muitos deles vêm com tutoriais integrados ou mesmo aplicativos educacionais.

Vale lembrar que, as teclas de um teclado são iguais às teclas de um piano em termos de design e tom, dessa forma, é justamente por isso que teclados eletrônicos são normalmente a melhor maneira de começar a aprender piano antes de passar para o piano real.

Ukulele

Ukulele / Imagem reprodução

Uma das maiores vantagens do ukulele é o seu tamanho, sendo perfeito em especial para o tamanho das crianças, as suas cordas que são de nylon e facilitam a execução, e o baixo custo com relação a outros instrumentos.

Para aprender o ukulele, é preciso ter algumas aulas de coordenação, o que é ótimo para o desenvolvimento, sendo recomendado para crianças e adultos que desejam aprender a tocar um primeiro instrumento.

Flauta doce

Flauta / Imagem reprodução

Tecnicamente, um dos instrumentos de sopro mais fáceis de se aprender é a flauta doce, sendo incríveis para aprender o básico da música. Muito embora tocar flauta não seja tão legal como antigamente, é ainda um instrumento muito legal de se aprender, além de ser um passo legal para pular para outros instrumentos como saxofone e clarineta.

Comentários estão fechados.