Qual a diferença entre curso profissionalizante, técnico e superior?
Tire suas dúvidas profissionais e saiba a diferença entre curso profissionalizante, técnico e superior. Veja qual é a melhor opção para você!
Muitos profissionais querem se qualificar para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho, mas acabam se confundindo, sem saber a diferença entre curso profissionalizante, técnico e superior.
Teoricamente, os cursos de nível superior possuem melhores salários, mas isso nem sempre é uma realidade. Portanto, é preciso pesquisar o mercado e entender o que pode ser mais lucrativo e benéfico para sua vida profissional.
Confira os próximos tópicos e entenda a diferença entre curso profissionalizante, técnico e superior.
Curso profissionalizantes
Os cursos profissionalizantes possuem uma carga horária menor que os cursos técnicos, eles visam preparar o estudante para o mercado de trabalho com uma formação de curta duração, focada na parte prática, mas contemplando, também, o conhecimento teórico.
Os cursos profissionalizantes podem ser de qualificação ou aperfeiçoamento, os cursos profissionalizantes vão ter uma carga horária menor e mais objetiva, visando preparar e qualificar profissionais para o mercado de trabalho.
Leia também | 7 cursos técnicos que podem te dar uma profissão em meses
Curso técnico
Os cursos técnicos têm duração de 1 a 2 anos, sendo divididos em semestres, eles possuem uma carga horária maior que os cursos profissionalizantes, por possuírem mais conteúdo, tanto prático quanto teórico.
Alguns cursos podem exigir que os estudantes façam estágio para conseguirem se formar. Os empregos de nível técnico geralmente possuem um salário maior, além de diversas oportunidades de concursos públicos.
Leia também | 10 cursos técnicos para quem tem 50 anos ou mais
Curso superior
Os cursos superiores são divididos em:
- Tecnólogo: formação entre 2 e 3 anos – esta categoria é focada na parte prática, por este motivo possui uma formação mais curta, mas os cursos, geralmente, possuem uma alta taxa de empregabilidade.
- Bacharelado: formação entre 4 e 6 anos – esta categoria oferece uma formação mais ampla focada em uma área específica.
- Licenciatura: formação entre 4 e 5 anos – os cursos de licenciatura visam formar profissionais para o ensino, portanto, eles formam professores.
Comentários estão fechados.