Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Qual a idade mínima para se aposentar pelo INSS em 2022?

Confira qual será a idade mínima para você ter direito a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social em 2022.

Com o final do ano se aproximando muitos brasileiros já estão com a expectativa de conquistarem a tão sonhada aposentadoria no ano que vem. 

No artigo de hoje falaremos sobre qual será a idade mínima para aqueles que desejam se aposentar no ano que vem. 

Mudanças trazidas pela Reforma da Previdência

E a idade mínima para aqueles que vão se aposentar em 2022 já tem validade, segundo as regras estipuladas pela Reforma da Previdência que entrou em vigor em 2019.

Com a Reforma novas regras foram estipuladas referentes ao tempo e a idade mínima para se aposentar, passou a ser válido as regras de transição para obtenção da aposentadoria que está sendo corrigida todo ano. 

Qual será a idade mínima para se aposentar ano que vem? 

Como mencionei a Reforma da Previdência trouxe mudanças relacionadas aos benefícios, uma delas é a idade mínima para aposentadoria.

O maior impacto nessa mudança veio para as mulheres, pois passou a ser acrescido 6 meses a cada ano até ser atingida a idade de 62 anos em 2023. 

Sendo assim, no caso das mulheres, será necessário ter ao menos 61 anos e 6 meses para solicitar o benefício no ano que vem, outro fator que será necessário é ter ao menos 15 anos de contribuição junto ao INSS. 

Já no caso dos homens a idade se mantém sendo de 65 anos e 15 anos de contribuição para aqueles que começaram a contribuir antes da Reforma e 20 anos para os que começaram a contribuir após a promulgação da reforma, ou seja, 13 de novembro de 2019. 

Como ficam os valores dos benefícios para o ano que vem?

O valor oficial do salário mínimo para o ano que vem ainda não foi divulgado, no entanto, está previsto para o ano que vem o valor de R$1.200,00.

A previsão teve um novo aumento ocorrido pelos avanços que estão acontecendo na inflação, ou seja, a nova projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) pode elevar o valor.

Esse aumento gera um impacto direto nos benefícios previdenciários e isso ocorre porque o valor mínimo pago em benefícios pelo INSS é equivalente ao piso nacional vigente.  

Os benefícios pagos com os valores sob o teto do INSS também são reajustados anualmente. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.