Réveillon / Imagem de Freepik
Fogos, festas, diversão, todos se abraçando e recebendo o novo ano que está chegando. São as comemorações do Réveillon! Mas você sabe qual a origem da palavra réveillon? A palavra é originária do idioma francês, derivada do verbo “réveiller”, que significa “acordar” ou “reanimar” (em sentido figurado). Por isso, a palavra é usada para comemorar a passagem de ano, já que ela significa o despertar do novo ano.
Mas você sabia que antes, réveillon era uma palavra para descrever uma refeição leve que era feita à noite e que impedia que as pessoas dormissem. No entanto, anos depois, a palavra passou a ser referência para a ceia de véspera de Natal.
Segundo os historiadores, a palavra Réveillon passou a ser utilizada para designar as festas realizadas pela nobreza francesa, a partir do século XVII.
Atualmente, o termo réveillon é utilizado em grande parte dos países ocidentais para se referir à celebração que acontece na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro do novo ano.
No Brasil, o costume foi trazido por Dom Pedro II, no século 19. O imperador era um grande admirador dos franceses. Depois disso, a palavra réveillon passou a ser usada especificamente para a festa de virada de ano.
Acredita-se que as primeiras comemorações de ano novo começaram há cerca de 4.000 anos atrás, na Mesopotâmia, e eram a celebração do fim do inverno e início da primavera, o que acontecia entre os dias 22 e 23 de março do nosso calendário atual.
Leia também | “The Morning Show” é a série da Apple+ mais assistida em 2023
O ano-novo do calendário gregoriano começa em 1º de janeiro (“dia de ano-novo”), assim como era no calendário romano. Porém, a data não é comemorada no mundo inteiro. Em certas regiões do planeta a data do ano-novo é comemorada de forma diferente. A comemoração ocidental tem origem num decreto do líder romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o “dia do ano-novo” em 46 a.C.
Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (sendo, portanto, bifronte) – uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).
Com o passar do tempo, houve uma expansão da cultura ocidental para muitos outros lugares do mundo durante séculos recentes. Com isso, o calendário gregoriano foi adotado por muitos outros países como o calendário oficial. O que levou a comemoração da passagem de ano entre 31 de dezembro e 1º de janeiro do ano seguinte.
Essa comemoração tornou-se global. Mesmo em países com suas próprias celebrações em outros dias (como Israel, China e Irã), o réveillon é comemorado no dia 31 de dezembro.
Para você ter uma ideia, em 2023, o Ano Novo Chinês ocorreu no dia 22 de janeiro, já em 2021, o Ano Novo Chinês aconteceu no dia 11 de fevereiro.
No Japão o réveillon é comemorado no mesmo período que as festividades acontecem aqui no ocidente. Entretanto, no Japão elas vão do dia 31 de dezembro a 3 de janeiro, ou seja, possuem uma duração estendida.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…