Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Qual é a cidade mais antiga do mundo? 

As pessoas vivem seu dia a dia em uma tremenda correria. Estamos sempre agitados. Muitas vezes essa movimentação toda nos tira a vontade de pesquisar sobre assuntos interessantes. Por exemplo, você já parou para saber qual é a cidade mais antiga do mundo?

Se você que também é curioso e logo foi respondendo que a cidade mais antiga do mundo é Ur, saiba que você está enganado. Isso porque, até a década de 20 do século passado, o título de cidade mais antiga era de Ur, na Suméria (no Sudeste do Iraque atual). Mas tudo mudou.

Atualmente, a cidade considerada a mais antiga do mundo é Jericó, localizada no Vale do Jordão, na Palestina. Suas ruínas remontam a aproximadamente 10 mil anos de existência, o que é simplesmente impressionante! Só para você ter uma ideia, Jericó já estava lá quando as pirâmides do Egito ainda eram apenas um projeto arquitetônico na prancheta de algum engenheiro celestial. 

Evidências arqueológicas 

A resposta sempre vem da arqueologia. Algumas evidências encontradas por arqueólogos mostram que 23 camadas de sítios e civilizações antigas, datando do 10º milênio a.C., nos levam para a história dessa cidade. Ela testemunhou inúmeras mudanças, guerras, construções e reconstruções ao longo dos séculos. Suas ruínas estão a cerca de meio quilômetro da Jericó moderna, como se o tempo tivesse deixado uma marca indelével na paisagem.

Entre as descobertas notáveis estão a mais antiga muralha e a mais antiga torre já encontradas na Terra.

Jericó está situada na Cisjordânia, a poucos quilômetros do rio Jordão, a 8 quilômetros da ponta norte do Mar Morto e aproximadamente a 27 km de Jerusalém. Ela é habitada desde antes de 9.000 a.C., ou seja, ela tem 1.000 anos de história!

Leia também | Conheça a profissões que mais empregam jovens, segundo a FGV

Menção na Bíblia

Jericó é mencionada em várias passagens bíblicas e é conhecida por seu significado histórico e religioso. No Antigo Testamento, ela é descrita como a “Cidade das Palmeiras”, e seus campos férteis a tornaram um local atrativo para habitação humana por milênios.

Jericó é famosa por ser a primeira cidade na Terra Prometida encontrada pelos israelitas após cruzarem o rio Jordão, após peregrinarem quarenta anos pelo deserto desde a fuga da escravidão no Egito, segundo a tradição judaico-cristã.

Comentários estão fechados.