Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Qual foi o primeiro filme feito no mundo?

Você nunca parou para pensar qual foi o primeiro filme exibido no mundo? Quem inventou o cinema? O cinema tem uma história fascinante

Amamos tanto o cinema, estamos sempre à procura de bons filmes para assistir! Mas nunca paramos para questionar qual foi o primeiro filme exibido no mundo. O cinema tem uma história fascinante.

Segundo conta a história, o primeiro filme exibido publicamente e amplamente reconhecido como tal foi apresentado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière em 28 de dezembro de 1895, no Salão Grand Café em Paris. Um dado interessante, os dois chamaram seu invento de “Cinematógrafo”. Mas a duração do primeiro filme foi de apenas 20 minutos. No entanto, o público ficou maravilhado com as imagens sendo projetadas. 

As cenas incluíam “Empregados Deixando a Fábrica Lumière” e “Chegada de um Trem à Estação de la Ciotat”. Podemos até imaginar como foi a emoção daquelas pessoas diante dessa maravilhosa novidade!

Qual foi o primeiro longa-metragem exibido no mundo?

Se você pensa que o primeiro longa-metragem exibido no mundo também foi em Paris, se engana. A honra pertence à Austrália. “The Story of the Kelly Gang,” lançado em 1906, conta a história de Ned Kelly, um fora da lei que desafiou a preconceituosa Austrália colonial e se tornou um herói nacional. Mas você sabia que esse personagem também foi tema de uma produção mais recente, em 2003, estrelada por Heath Ledger?

Leia também | Conheça 10 filmes que marcaram o século 20

Curiosidades da história do cinema

Antes mesmo dos Lumière, em 1888, o inventor francês Louis Le Prince criou um filme chamado “Roundhay Garden Scene.” Era começo de tudo, só que neste caso, o filme durou apenas 2 segundos. Porém,  reconhecido como o primeiro filme da história do cinema. 

No entanto, para alguns historiadores, The Horse in Motion (O Cavalo em Movimento), feito em 1878, é o filme mais antigo do mundo. E mesmo que essa produção seja um passo importante no desenvolvimento dessa forma de arte, ainda não era possível considerá-la um filme. Ela está mais para uma sequência de fotos. 

O primeiro filme produzido em Hollywood foi “Vaidade e Beleza” (“The Squaw Man”), lançado em 1914. Dirigido por Cecil B. DeMille, esse filme marcou o início da indústria cinematográfica na região de Los Angeles, Califórnia. 

Ele conta a história de um homem injustamente acusado de traição e sua jornada para recomeçar a vida no Oeste americano. No entanto, esse filme era mudo. Naquela época, os filmes não possuíam trilha sonora sincronizada com as imagens, e a narrativa era transmitida através de gestos, expressões faciais e letreiros explicativos. A atuação no cinema mudo exigia uma ênfase maior na expressão corporal, e muitos atores daquela era ficaram famosos por suas habilidades nesse estilo único.

Mas a história nos conta que o primeiro filme sonoro, que revolucionou a indústria cinematográfica foi “O Cantor de Jazz” (“The Jazz Singer”) lançado e dirigido por Alan Crosland. Esse filme é considerado o primeiro longa-metragem com falas e canto sincronizados com um disco de acetato. Foi exibido em 6 de outubro de 1927, em Nova York.

Comentários estão fechados.