Chamadas

Quando foi a última vez que a Antártida ficou sem gelo?

Talvez não saibamos o quanto a Antártida é importante para o mundo. E nunca poderíamos imaginar que ela ficasse completamente sem gelo. A última vez que isso aconteceu foi exatamente há mais de 30 milhões de anos. Durante esse período, o continente era coberto por tundras e florestas de coníferas, e as temperaturas eram muito mais quentes do que são hoje.

Acredita-se que a camada de gelo começou a se formar há cerca de 34 milhões de anos, quando o clima global começou a esfriar. Na verdade, o clima na Terra mudou ao longo de milhões de anos.

O que aconteceria com os oceanos se o gelo ao redor do mundo derretesse?

Você já parou para pensar o que aconteceria se todas as geleiras e camadas de gelo derretessem? Seria um desastre, o nível global do mar subiria de cerca de 60 a 70 metros, de acordo a Nasa e o US Geological Survey (USGS).

De acordo com a Nasa, se o gelo ao redor do mundo derreter e a água fluir para o oceano, ela poderá alterar a rotação do planeta.

 Cientistas na Antártida

Cerca de 98% da Antártida está coberta por gelo, que, em algumas áreas, pode ter mais de 4 quilômetros de espessura. Este gelo contém cerca de 70% da água doce do mundo.

Não existe população por lá, no entanto, milhares de cientistas de várias partes do mundo vivem lá temporariamente em estações de pesquisa para estudar o clima, a fauna, a flora e as mudanças climáticas. 

Na Antártida é lar de várias espécies de animais adaptadas às condições extremas, incluindo pinguins, focas, baleias e várias aves marinhas. Sua preservação é de extrema importância para o equilíbrio climático global.

Leia também | Número de mulheres chefes de família aumenta no Brasil

Diferença nos dias

Se a Antártida ficasse sem gelo de completo, isso causaria efeitos interligados nos sistemas da Terra, tornando difícil prever exatamente o que aconteceria. Porém, estudiosos acreditam que as durações dos dias no planeta mudariam. Lembrando que a rotação da Terra, medida por satélites e métodos astronômicos, já sofre mudanças modestas com o aquecimento global atual.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

A fita cassete está voltando. Entenda os motivos

Parece que o mundo anda nostálgico, depois da volta do vinil, agora chegou a vez…

37 minutos atrás

Eu posso dividir as minhas férias ou tenho que tirar 30 dias?

De acordo com a lei trabalhista, as férias são um descanso concedido ao empregado que…

2 horas atrás

Conheça os cursos mais procurados em 2024

Atualmente as pessoas estão procurando por cursos superiores com a intenção de ter uma excelente…

2 horas atrás

Número de mulheres chefes de família aumenta no Brasil

O mundo está mudando em diversas situações, antes o número de mulheres que comandavam uma…

4 horas atrás

8 palavras que não existem no português mas todo brasileiro usa

A língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis do mundo devido às suas regras…

6 horas atrás

Entenda como o ESG é importante para as pequenas empresas

As práticas de ESG podem auxiliar pequenas empresas de diversas maneiras, é importante entender que…

6 horas atrás