Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Quantas pessoas da mesma família podem receber o BPC/LOAS?

Muitas pessoas ficam na dúvida se mais de uma pessoa do mesmo grupo familiar pode receber o BPC, e hoje você terá acesso a essa resposta

O Benefício de Prestação Continuada, mais conhecido como BPC ou BPC/LOAS, é uma excelente alternativa para os idosos que nunca tiveram condições de contribuir para o INSS. Da mesma forma que é extremamente vantajoso para adultos e crianças com algum tipo de deficiência, e são pertencentes a famílias de baixa renda.

É importante lembrar que o BPC não se trata de uma aposentadoria, isso porque o mesmo se trata de um benefício assistencial destinado às pessoas de baixa renda que se incluem em dois grupos, sendo eles: idosos com mais de 65 anos e pessoas de qualquer idade com alguma deficiência.

Apesar de ser um benefício muito importante, existem muitos mitos com relação ao BPC, dentre eles de que o mesmo só pode ser pago para uma pessoa da mesma família. Mas será que isso é verdade? Vamos descobrir a seguir!

Mais de uma pessoa da família pode receber o BPC?

Sim! Muita gente não sabe, mas o BPC pode ser pago para até duas pessoas da mesma família. Essa é uma situação que passa despercebido por milhares de famílias que estão em condições de receber o benefício.

E um detalhe muito importante, o BPC no valor de um salário mínimo não entra no cálculo da renda para a concessão do benefício a outro idoso ou pessoa com deficiência, sendo assim, o benefício pode ser recebido por mais de uma pessoa da mesma família.

Lembrando que para ter direito ao BPC/LOAS é necessário preencher os requisitos básicos do programa que são:

  • A renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor que ¼ do salário mínimo
  • Deve ser uma pessoa idosa com 65 anos ou mais;
  • Deve ser uma pessoa com deficiência, de qualquer idade.

Dessa maneira, caso mais de uma pessoa da sua família se enquadre nessas regras, será possível que duas ou mais pessoas recebam o BPC, tendo em vista que o valor recebido pelo programa não entra no cálculo da renda familiar mensal.

Leia também | 5 motivos que podem fazer o BPC/LOAS ser negado

Como solicitar o BPC

Para solicitar o BPC, o primeiro passo é se inscrever no CadÚnico. Essa inscrição pode ser feita através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade. Em caso de dúvidas procure a prefeitura para ajudá-lo.

Após a inscrição no CadÚnico, os interessados devem solicitar o mesmo através dos canais de atendimento do INSS — pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site, ou aplicativo de celular “Meu INSS”. Pode ser feito, também, nas Agências da Previdência Social (APS).

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.