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Quantas vezes o trabalhador pode fazer hora extra?

Quando o seu empregador diz que você vai precisar trabalhar além do seu horário normal, você pode ficar em dúvida sobre se ele tem esse direito ou não

Quando o seu empregador diz que você vai precisar trabalhar além do seu horário normal, você pode ficar em dúvida sobre se ele tem esse direito ou não. No entanto, saiba que a empresa pode pedir para você fazer hora extra. Porém, essa exigência precisa estar de acordo com a legislação trabalhista brasileira.

A lei estabelece que um trabalhador pode realizar até 2 horas extras por dia. Em situações excepcionais, como serviços inadiáveis, esse limite pode ser estendido para 4 horas extras. No entanto, o empregador deve comunicar o ocorrido ao Ministério do Trabalho e Emprego.

A empresa também deve ficar atenta ao cumprimento das regras trabalhistas, que determinam que o total de horas trabalhadas, incluindo as horas extras, não deve ultrapassar 44 horas semanais. O empregado que fizer hora extra terá direito a uma remuneração que deve ser, no mínimo, 50% superior ao valor da hora normal de trabalho

Quais são os direitos do trabalhador em relação às horas extras?

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garante ao trabalhador vários direitos em relação às horas extras:  

  • Remuneração Adicional: Às horas extras devem ser pagas com um acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da hora normal de trabalho;
  • Limite de Horas Extras: O trabalhador pode fazer até 2 horas extras por dia. Em situações excepcionais, este limite pode ser estendido para 4 horas extras, desde que o empregador comunique o ocorrido ao Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Banco de Horas: As horas extras podem ser compensadas com folgas, desde que haja acordo entre empregado e empregador. Esse acordo pode ser individual ou coletivo;
  • Registro de Ponto: O empregador deve manter um registro de ponto dos empregados, onde devem ser registradas todas as horas trabalhadas, incluindo as horas extras;
  • Sobreaviso e Deslocamento: O tempo em que o empregado permanece à disposição da empresa fora do horário de trabalho (sobreaviso) e o tempo de deslocamento entre locais de trabalho também devem ser remunerados como horas extras.

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O que acontece se a empresa não pagar a hora extra?

Se acontecer de a empresa não pagar a hora extra, você deve tentar resolver de forma amigável, conversando com o empregador. Isso porque, pode ter acontecido um mal-entendido ou erro administrativo que pode ser corrigido rapidamente.

Porém, se após conversar com o empregador e mesmo assim ele não realizar o pagamento da hora extra, você pode fazer uma denúncia na Delegacia Regional do Trabalho ou no Ministério Público do Trabalho. Essas entidades podem investigar a empresa e aplicar sanções administrativas, como multas.

O trabalhador pode entrar com uma ação na Justiça do Trabalho para reivindicar o pagamento das horas extras não pagas. Se comprovado, o empregador pode ser obrigado a pagar as horas extras devidas com acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da hora normal de trabalho.

Em casos mais graves, o não pagamento das horas extras pode ser considerado falta grave por parte do empregador, permitindo ao trabalhador pedir a rescisão indireta do contrato de trabalho. Isso garante ao empregado todos os direitos como se tivesse sido demitido sem justa causa.

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